segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

1101º Dia

Olá Blogueir@s!

Como sempre é uma alegria rever a Dra. Maria de Fátima Dias Gauí, minha querida oncologista.

Conversamos sobre San Antonio e ela disse que esperava mais do Congresso. Mas, que apesar de não terem aparecido novos medicamentos, combinações de medicamentos já existentes para outros tipos de câncer com Herceptin deram bons resultados. O que eu mais gostei, foi o que a Dra. Fátima também mais gostou para o meu caso, a combinação Trastuzumab (Herceptin) com BKM210. O que é mais legal é que esta droga, normalmente usada no câncer do fígado,  já existe no Brasil e é uma opção combinada com Herceptin para câncer de mama metástico por sobre-exposição ao HER2 ! MUITO BOM! Detalhes do BKM210 no post do dia 6 dezembro, dia em que meu super papai faria 81 anos. Maior saudade!


Quanto ao Pertuzumab, que é novo, é excelente saber que em breve teremos mais esta opção no mercado. A notícia abaixo conta que a Roche vai pedir a comercialização no Brasil nos próximos 3 meses. 

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58344:-novo-medicamento-da-roche-para-cancer-de-mama-demonstra-reducao-de-38-no-risco-de-progressao-da-doenca-ou-morte&catid=47:cat-saude&Itemid=328

O Congresso serviu para a Dra. Fátima reforçar sua convicção de que o câncer é uma doença individual e a sobrevida com qualidade prolongada depende de se achar a combinação de drogas certas para cada pessoa. Ela também me contou de maquininhas mágicas de diagnóstico, incluindo mapeamento de DNA, que dão resultado em minutos! Uma esperança e tanto!

Quanto a mim, só boas notícias! O exame clínica criterioso da Dra. Fátima, mostrou que as lesões da pele praticamente desapareceram, isso é muito importante porque é a primeira vez que minha pele reage a uma quimioterapia.Das outras vezes, as lesões tiveram que ser retiradas na marra, pelas mãos do Dr. Abrahão.   Não há sinal de edema e nem de linfonodos ou tumores  palpáveis. Dra Fátima relativizou o fato  do meu marcador tumoral ter subido de 49 para 53. O cateter funcionou e o desconforto parece ser da  cirurgia recente. A queimadura no meu braço em reação adversa ao Venorelbine (Navelbine) regrediu, mas, como ainda perturba, vou continuar tomando antibiótico por mais 7 dias e substituir a pomada por Dersani várias vezes ao dia. As enfermeiras, limparam, fotografaram e medicaram o ferimento da mão. Semana que vem vão comparar o estado da mesma com a foto. Enfim, por enquanto, as coisas estão evoluindo melhores que o esperado. Fico mais tranquila, mas, como não dá para confiar nos insuportáveis Senhores Câncer e HER2, que deviam estar banidos por formação de quadrilha, não comemoro e mantenho-me vigilante, porém, foi um bom dia e isso já é excelente. :)

Depois fui tratar de assuntos de trabalho, almocei com a Solange que me trouxe um presente lindo de Itaipava, voltei para casa para trabalhar mais um pouco, saí para comprar os remédios, meu jantar e uns sucos e sabe-se lá porque ganhei um picolé de maracujá de um outro cliente, que como eu, estava esperando há séculos para pagarmos nossas compras, enquanto a caixa do mercadinho não parava de tagarelar ao telefone. Nunca tinha ganho um picolé de um desconhecido. Achei muito engraçado.

O único senão do dia foi que não pude ir à Festa de Final de Ano da ABRAPAC (www.abrapac.org.br). Queria dizer que a ABRAPAC é muito importante para o apoio aos pacientes de câncer de poucos recursos e para mim é um privilégio poder colaborar com pessoas tão especiais como a Dinah Schumer, uma das minhas amigas mais queridas e grande representante da causa dos pacientes do câncer e da Elizabeth Braz Passos, a maior carregadora de orquestra da causa. Meus votos de Boas Festas e um 2012 de renovação e continuação, tudo junto, para a ABRAPAC.

Edelvira, querida, anotei a dica do seu comentário. Felizmente ainda não senti as veias. Deve ser porque o Nalvebine detonou a maioria delas! Muito obrigada, sempre!

Uma ótima noite e obrigada pela companhia!

Margareth

Nenhum comentário:

Postar um comentário