sábado, 31 de dezembro de 2011

1120º Dia

Olá Blogueir@s!

Ao final do ano,  não tenho muito o que me queixar. Depois do susto da Dona Metástase meses atrás, termino 2011 sob controle e sem grandes queixas. Apenas uma ligeira dor neuropática na base do meu pulmão esquerdo e alguns momentos de fadiga quimioterápica me aborrecem, nada que não seja suportável.

Saiu o resultado do meu exame de sangue de controle, que está na mesma, e juntamente com o ecocardiograma, que está ótimo, demonstram que vou poder continuar com Dona Quimioterapia, o que já é muito bom.

Agora, como a maioria das pessoas,  vou cuidar dos preparativos do Réveillon, nesta Copacabana lotada de gente. Os turistas são bem vindos à cidade, mas, nós, os nativos, sofremos muito com a superpopulação temporária por não podemos desfrutar das vantagens de viver por aqui. Para eles o Rio de Janeiro é um balneário, para nós o nosso lugar de viver.

Desejo a todos um ano de 2012 tranquilo, que a burrocracia da saúde pública e privada seja menos opressiva aos pacientes e que os cientistas estejam inspirados no controle das doenças crônicas!

Um ótimo Réveillon e até amanhã!

Margareth

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

1119º Dia

Olá Blogueir@s!

Meu dia começou com a retirada do aparelho que mediu a minha pressão por 24 horas. Uma chatice necessária. O mais espantoso foi presenciar a falta de elevadores no Hospital São Lucas. Um absurdo!

No mais prossigo sob controle, sem grande queixas, apenas a dorzinha neuropática que está pegando leve.

Agora vou para o cabeleireiro e cuidar da vida.  Espero que em 2012, o planos de saúde parem de deixar a desejar,  mantendo as unidades de atendimento em condições de uso e que a ANVISA seja mais ágil e não precisemos ler mais notícias como a abaixo:
http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/12/burocracia_que_arrisca_vidas_215048.html

Uma ótima tarde e até amanhã!

Margareth

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

1118º Dia

Olá Blogueir@s!

Agradeço à Pândega Panda e à Iza pelos comentários e gentis referências.Fico feliz em saber que transmito ânimo para alguém.  Particularmente, acredito que não sou exatamente uma pessoa animada e nem exemplar, são os olhos generosos das amigas blogueiras. Sou apenas uma paciente do câncer, tentando ter uma sobrevida maior e com o mais qualidade possível. Se houvesse alternativa, talvez merecesse os elogios. De qualquer forma, muito obrigada a ambas!

Iza, essa rotina de cuidados que o Sr. Câncer me impõe é tão chata quanto ele. Reconheço que tenho que me esforçar para tentar fazer tudo o que é preciso para manter-me o menos desconfortável possível. Isso toma muito do meu tempo e me aborrece. Mesmo assim deixo a desejar. Depois da minha sétima cirurgia, a que fiz em maio passado, ainda não consegui retomar a uma atividade física regular. Pretendo resolver esta situação nos próximos dias. Quem viver verá senão é mais uma promessa vã de fim de ano! :)

Falando em rotina chata... Amanheci no laboratório para os exames de controle para Dona Quimioterapia e depois direto para colocar o aparelho que está medindo a minha pressão por 24 horas. Todo os meus amigos se esbaldando nas férias e eu fazendo um MAPA... Sem comentários. :(

Sobre a qualidade de vida das sobreviventes do câncer de mama, sugiro: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=5729&cod_canal=33

Uma ótima noite!

Margareth

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

1117º Dia

Olá Blogueir@s!

Iza, obrigada pelo seu comentário! Eu não tenho linfedema, mas, trabalho bastante na prevenção: no braço esquerdo não tomo injeções, não tiro sangue, não meço a pressão, não saio sem bloqueador solar, mantenho o braço hidratado, tento me proteger do calor, não tiro cutículas, não carrego peso excessivo, meto spray nos mosquitos, faço exercícios e sou acompanhada pela Nayana Rocha, fisioterapeuta especializada em oncologia. Hoje mesmo estive na Fisio Qualità, a Nayana fez a drenagem e colocou sua maquininha mágica de dar choques contra as minhas dores neuropáticas na base do meu pulmão esquerdo e ficou tudo ótimo.

Estou muito impressionada com mais um presidente latino-americano com câncer. Eu sei que o Sr. Câncer é um chato que gosta de pegar todo mundo. Mas, cinco chefes de Estado, na mesma época e só na América Latina desafia qualquer probabilidade estatística. Se aparecer mais algum será digno das mais mirabolantes teorias conspiratórias! Era só o que faltava!

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/2011/12/28/tipo-de-cancer-de-cristina-kirchner-afeta-tres-vezes-mais-mulheres-que-homens.jhtm

Uma ótima tarde!

Margareth

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

1116º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje é minha semana de folga da Dona Qumioterapia. Nos últimos dias estou tentando ficar de férias neste verão chuvoso. Tenho colocado a leitura em dia (li a Privataria tucana de Amaury Ribeiro Junior; Infâmia de Ana Maria Machado e estou quase acabando O Caderno de Maya da Isabel Allende, recomendo todos), assisti o filme do George Clooney , Tudo pelo Poder, além disso,  os passeios com o Max estão sendo complicados porque ele detesta sua capa de chuvas e estou penando com o OCR do Scanner que insiste em mudar parágrafos e caracteres de minha tese de doutorado que há exatos 16 anos precisa ser digitalizada para ser colocada online. Felizmente, as dores neuropáticas estão esparsadas e a queimadura do Nalvebine não me incomoda mais.

Alguma hora o sol vai aparecer de novo, o que será ótimo, mas, redobrar os cuidados com a pele é preciso. Até porque o Sr. Câncer não é nada confiável, como se pode ver na notícia abaixo:
http://minhavida.uol.com.br/saude/materias/14501-sobreviventes-de-cancer-tem-maior-risco-de-desenvolver-melanoma

Uma ótima noite!

Margareth

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

1115º Dia

Olá Blogueir@s!

Por aqui tudo sob controle, a dor neuropática na base do meu pulmão e uma coceira que parece alérgica... C' est la vie...

Uma amiga do blog desde o tempo do blig está com Linfedema. Esta é uma preocupação para todas nós mastectomizadas com esvaziamento axilar. Como vocês sabem, eu tomo todos os cuidados e sou acompanhada por uma fisioterapeuta especializada em oncologia por prevenção.

Essa época de verão é particularmente perigosa para nós. Só para lembrar, o vídeo abaixo:

http://www.blinkx.com/watch-video/linfedema/0k_-B1BBV6dxQhVmCeApuQ

Uma ótima noite!

Margareth

domingo, 25 de dezembro de 2011

1114º Dia

Olá Blogueir@s!

Por aqui tudo sob controle e na mesma! O que já é um bom presente.:)

Deixo vocês com a música em homenagem à minha mãe, Lúcia Maria, que adorava o Elvis e o Natal!

http://www.youtube.com/watch?v=7ODrPL9-kEs&feature=related

Um Feliz Natal e até amanhã!

Margareth

sábado, 24 de dezembro de 2011

1113º Dia

Olá Blogueir@s!

Por aqui tudo sob controle. Para vocês o Natal do poeta.

Um ótimo dia e uma noite de paz!

Margareth


Organiza o Natal
Carlos Drummond de Andrade

Alguém observou que cada vez mais o ano se compõe de 10 meses; imperfeitamente embora, o resto é Natal. É possível que, com o tempo, essa divisão se inverta: 10 meses de Natal e 2 meses de ano vulgarmente dito. E não parece absurdo imaginar que, pelo desenvolvimento da linha, e pela melhoria do homem, o ano inteiro se converta em Natal, abolindo-se a era civil, com suas obrigações enfadonhas ou malignas. Será bom.

Então nos amaremos e nos desejaremos felicidades ininterruptamente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente, de cortina de ferro à cortina de nylon — sem cortinas. Governo e oposição, neutros, super e subdesenvolvidos, marcianos, bichos, plantas entrarão em regime de fraternidade. Os objetos se impregnarão de espírito natalino, e veremos o desenho animado, reino da crueldade, transposto para o reino do amor: a máquina de lavar roupa abraçada ao flamboyant, núpcias da flauta e do ovo, a betoneira com o sagüi ou com o vestido de baile. E o supra-realismo, justificado espiritualmente, será uma chave para o mundo.

Completado o ciclo histórico, os bens serão repartidos por si mesmos entre nossos irmãos, isto é, com todos os viventes e elementos da terra, água, ar e alma. Não haverá mais cartas de cobrança, de descompostura nem de suicídio. O correio só transportará correspondência gentil, de preferência postais de Chagall, em que noivos e burrinhos circulam na atmosfera, pastando flores; toda pintura, inclusive o borrão, estará a serviço do entendimento afetuoso. A crítica de arte se dissolverá jovialmente, a menos que prefira tomar a forma de um sininho cristalino, a badalar sem erudição nem pretensão, celebrando o Advento.

A poesia escrita se identificará com o perfume das moitas antes do amanhecer, despojando-se do uso do som. Para que livros? perguntará um anjo e, sorrindo, mostrará a terra impressa com as tintas do sol e das galáxias, aberta à maneira de um livro.

A música permanecerá a mesma, tal qual Palestrina e Mozart a deixaram; equívocos e divertimentos musicais serão arquivados, sem humilhação para ninguém.

Com economia para os povos desaparecerão suavemente classes armadas e semi-armadas, repartições arrecadadoras, polícia e fiscais de toda espécie. Uma palavra será descoberta no dicionário: paz.

O trabalho deixará de ser imposição para constituir o sentido natural da vida, sob a jurisdição desses incansáveis trabalhadores, que são os lírios do campo. Salário de cada um: a alegria que tiver merecido. Nem juntas de conciliação nem tribunais de justiça, pois tudo estará conciliado na ordem do amor.

Todo mundo se rirá do dinheiro e das arcas que o guardavam, e que passarão a depósito de doces, para visitas. Haverá dois jardins para cada habitante, um exterior, outro interior, comunicando-se por um atalho invisível.

A morte não será procurada nem esquivada, e o homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã.

O mundo será administrado exclusivamente pelas crianças, e elas farão o que bem entenderem das restantes instituições caducas, a Universidade inclusive.

E será Natal para sempre.



Carlos Drumond de Andrade . "Cadeira de Balanço". Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

1112º Dia


Olá Blogueir@s!

Por aqui tudo sob controle, a queimadura provocada pelo extravasamento da quimioterapia está definitivamente melhor e o senão é uma pequena dor na base do pulmão.

Estes últimos dias, involuntariamente, testemunhei um péssimo exemplo de como uma família lida com um doente. Negação e desqualificação da doença transformam o paciente no bode expiatório de toda a confusão familiar. O exemplo que presenciei não tinha relação com o câncer, mas, vale para o desagradável e todas as outras doenças. Sendo assim, considero de primeira utilidade a leitura do livro organizado por Julio de Mello Filho e Miriam Burd, chamado Doença e Família. Maiores detalhes em:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ZUv0a4gH3B0C&oi=fnd&pg=PA11&dq=negação+da+doença+família&ots=4ANoeXJABD&sig=C_Nc6ivybAuVGbFo9usQUDsYgE4#v=onepage&q=nega%C3%A7%C3%A3o%20da%20doen%

Uma ótima tarde-noite!

Margareth

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1111º Dia

Olá Blogueir@s!

Iza, bem vinda ao Virando a Página II e parabéns pelo seu blog! Você tocou em um ponto importantíssimo relacionado ao câncer de mama por sobre-exposição ao HER2: o teste FISH. Na segunda-feira passada, Dra. Maria de Fátima Dias Gauí e eu conversamos sobre isto.  O problema é que muitos laboratórios não fazem o teste, o que, por sua vez, gera um ciclo vicioso: como não há laboratórios suficientes, os médicos não pedem o exame e a paciente dança. Além do que, para suprir a falta de laboratórios, muitos testes são feitos pela própria empresa farmacêutica que produz o único medicamento comprovadamente eficaz naqueles casos, o que não é uma situação adequada. Finalmente, entre os laboratórios que disponibilizam o teste, muitos tem baixa qualidade. Há muito o que fazer!

Por aqui, dia de constatar as vantagens de Dona Quimioterapia, estive na consulta com a Dra Patrícia, minha reumatologista. Dona Quimio está ajudando a com Dona Artrite e a ausculta dos meus pulmões mostrou que estão sequinhos. No mais, dores moderadíssimas na base do meu pulmão e o corre-corre de sempre. VIVA!

Uma ótima tarde e um verão maravilhoso para todos!

Margareth

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

1110º Dia

Olá Blogueir@s!

O Sr. Câncer o mais chato de todos que me inferniza a vida, também faz uma bagunça nos que estão à volta. Senão vejamos: uma das minhas mais queridas amigas ficou nervosíssima porque teve que repetir a uma imagem da mamografia de rotina. Não era nada, ela está com ótima saúde. A outra amiga está com mania de doença. Como diz um certo colunista aqui do Rio de Janeiro, "Calma, gente"! :)

Quem me acompanhou na Campanha Herceptin no SUS sabe que não precisaríamos ler notícias como  a do linka abaixo! :(
http://www.conjur.com.br/2011-dez-21/justica-federal-libera-remedio-tratamento-paciente-cancer

Quanto à mim, fui à Fisio Qualità, para a fisioterapia com a Nayana, que drenou meu braço inchadinho pelo calor e me colocou na sua maquininha mágica. No mais, fazendo coisas que se faz em dezembro. As dores na base do meu pulmão esquerdo estão moderadas e a queimadura do Nalvebine sumindo.

Uma ótima noite!

Margareth

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

1109º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje fui fazer o ecocardiograma. Meu coração continua bombando muito bem! Ótima notícia, pois, continuo podendo tomar meu remedinho predileto, o Herceptin! :)

O resto do dia foi dos amigos e dos presentes.

No mais, Dona Quimioterapia de ontem me deixou  com menos dores na base do pulmão, só estou um pouco vermelha na face e no seio direito. A queimadura da mão provocada pela Vinorelbine melhorou muito e pela primeira vez em semanas não tem nenhuma secreção.

O mundo dos pacientes do chato do Sr. Câncer é definitivamente imprevisível, senão, confiram a história do link abaixo:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/12/bebe-chuta-tumor-na-barriga-e-salva-mae-de-cancer.html

Uma ótima noite!

Margareth

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

1108º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje fui à Clínica Cetho tomar mais uma dose da Dona Quimioterapia. O cateter, que ainda tem um pequeno edema,  funcionou muito bem. Ele ainda me incomoda, mas todo mundo diz que é assim mesmo. E tem a vantagem de eu pode escrever no computador durante a Quimio. Hoje foi rapidinho, mas, deu para adiantar os projetos que estou trabalhando para o meu trabalho de voluntária da ABRAPAC. Aliás, continuamos precisando de voluntários!

Hoje foi a enfermeira Raquel quem fotografou a lesão deixada na minha mão pelo Nalvebine. A ferida está quase boa e não dói mais!

Não era dia de consulta, mas, a Dra. Fátima me examinou porque me queixei da dor chata na base do pulmão. No exame clínico não apareceu nada demais, realmente, foi resfriado que incomodou a chata da Dona Metástase e, porque ela é chata, resolveu me incomodar também. Felizmente, estou livre do antibiótico. Meu estômago e minha língua agradecem penhoradamente! Além disso, entre uma consulta e outra, a Dra. Fátima me ajudou com os meus projetos para apoiar os pacientes de câncer. Dra. Fátima não é deste mundo, é um anjinho disfarçado de médica.

Depois fui obrigada pelo fabuloso Max a passear com ele, fiz mais trocentas coisas e resisti bravamente à algumas comprinhas de Natal. UFA!

Achei comovente e sincera a entrevista da Presidente Dilma contando como recebeu a notícia do câncer. Concordo plenamente com ela quando disse: "A vida não é fácil. Nunca foi". O link com a entrevista está aí embaixo:
http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-63/anais-do-poder-e-da-saude/a-vida-nao-e-facil.-nunca-foi

Uma ótima noite para todo mundo!

Margareth

domingo, 18 de dezembro de 2011

1107º Dia

Olá Blogueir@s!

O clima super úmido e abafado de selva tropical, os pequenos choques na base do meu pulmão e sensação de que tem um corpo estranho no lugar do cateter estão me incomodando. Bando de chatos, que só não são piores que o chato maior que me aborrece, o Sr. Câncer. Apesar dos pesares, os desagradáveis não vão estragar de todo o meu domingo. Afinal , a lesão na minha mão causada pelo vazamento do Vinorelbine (Nalvebine) está fechando e o resfriado está indo embora, ou seja, menos duas encrencas.

Só para lembrar, amanhã entra em vigor os novos prazos para os planos de saúde. Detalhes no link abaixo:

http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/12/prazo_maximo_para_atendimento_de_usuarios_de_plano_de_saude_comeca_a_valer_amanha_213144.html

Uma ótima semana para todos!

Margareth

sábado, 17 de dezembro de 2011

1106º Dia

Olá Blogueir@s!

Sábado com coisas de sábado... Uma dor na base do pulmão por conta do tal resfriado e vida que segue...

Duas notícias para refletir: erro médico acontece em qualquer lugar e cada gene no seu galho.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/12/cancer-em-britanica-de-16-anos-e-confundido-com-gravidez.html

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=o-mesmo-gene-mata-pessoa-nao-afetar-outra&id=7232

Vou jantar!

Uma ótima noite!

Margareth

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

1105º Dia

Olá Blogueir@s!

O resfriado me deixou de novo com dores na base do pulmão. Felizmente, minha fisioterapeuta, tem uma maquininha mágica que reduz a dor. Nayana me deixou bastante tempo na maquininha e a dor aliviou. A queimadura da mão pelo Nalvebine está feia, mas, melhorando.

Aí em baixo mais detalhes sobre o Pertuzumab+Herceptin:


http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58344:-novo-medicamento-da-roche-para-cancer-de-mama-demonstra-reducao-de-38-no-risco-de-progressao-da-doenca-ou-morte&catid=47

Estou um pouco atarefada trabalhando em alguns projetos para a ABRAPAC (www.abrapac.org.br) e o tempo urge!Tenho que voltar para o trabalho!

Um ótimo fim de semana para todo mundo!

Margareth

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

1104º Dia

Olá Blogueir@s!

Marina, obrigada por seu comentário, bem vinda ao Virando a Página e parabéns pelo seu blog!

Quem me acompanha desde 2008, sabe o que eu penso do Sr. Câncer. Ele é um chato, intrometido, desagradável e inútil. Sua filhote, Dona Metástase, é outra da mesma laia. Vejam só que aprendizado dispensável recebi hoje: ficar resfriada com metástase de câncer de mama no pulmão não é legal. Resfriada desde o dia que fiquei congelando no centro cirúrgico para colocar o cateter, acordei afônica e com uma pressão em todo o lado esquerdo do tórax e as dores neuropáticas, coisas que não sentia há semanas! Sinceramente dispenso este tipo de aprendizado! :(

Como tenho mais o que fazer do que ficar me enchendo com os inúteis Dona Metástase e Sr. Câncer, estou trabalhando em casa em projetos para a ABRAPAC.

Aliás, a ABRAPAC está precisando urgentemente de mais voluntários para a sua missão de apoiar os pacientes de câncer. Quem conhecer alguém que queira nos ajudar, por favor, entre em contato, aqui no blog ou pelo endereço www.abrapac.org.br . Temos muito o que fazer, mas, precisamos de pessoas solidárias e comprometidas com a causa dos pacientes do câncer.Por favor, ajudem-nos!

Uma ótima tarde!

Margareth
PS: realmente não sei porque os seguidores do blog somem e porque não conseguem postar comentários... :(

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

1103º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje fiz trocentas coisas e estou cansadíssima! Depois de ouvir muita musiquinha, consegui marcar quase todos os exames. No mais, bem satisfeita da vida por passar algumas agradáveis horas com velhos amigos da PUC, onde trabalhei muitos anos.

Não vejo a hora de nossa campanha pelo Herceptin no SUS ser vitoriosa. Não dá mais para as pessoas com câncer de mama por sobre-exposição ao HER 2 precisarem batalhar pelo único medicamento que controla o gene maluco. Pessoas como eu, que tem planos de saúde, recebem o medicamento. Eu, já estou tomando pela segunda vez, enquanto isso os pacientes do SUS dependem da sorte ou da Justiça. Todos os brasileiros são iguais e tem o mesmo direito à vida. HERCEPTIN NO SUS JÁ!


http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/580791/?noticia=PORTADORA+DE+CANCER+DE+MAMA+VAI+GANHAR+MEDICAMENTO+DO+ESTADO

Uma ótima noite!

Margareth

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

1102º Dia

Olá Blogueir@s!


Eu recebi um e-mail que me questionava o BKM210. Esse medicamento combate o grupo de proteínas P13K que ajudam as células cancerosas crescerem. Até pensei que tivesse cometido um erro de digitação. Mais é isso mesmo quem aumenta as células cancerosas é o P134. O BKM210 detona esse grupinho de proteínas  perigoso.


Hoje foi um dia mais normal. Só estou resfriada. A lesão da mão está regridindo, estou vermelha como um camarão por conta da quimioterapia de ontem, mas, dei conta de uns presentes de Natal e outras coisas da rotina doméstica.


Muito oportuna a entrevista "A gente precisa deixar de ter medo do câncer"  da epidemiologista  do INCA, Marceli Santos: http://www.vermelho.org.br/ap/noticia.php?id_secao=10&id_noticia=170904 .


Uma ótima noite para todo mundo!


Margareth

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

1101º Dia

Olá Blogueir@s!

Como sempre é uma alegria rever a Dra. Maria de Fátima Dias Gauí, minha querida oncologista.

Conversamos sobre San Antonio e ela disse que esperava mais do Congresso. Mas, que apesar de não terem aparecido novos medicamentos, combinações de medicamentos já existentes para outros tipos de câncer com Herceptin deram bons resultados. O que eu mais gostei, foi o que a Dra. Fátima também mais gostou para o meu caso, a combinação Trastuzumab (Herceptin) com BKM210. O que é mais legal é que esta droga, normalmente usada no câncer do fígado,  já existe no Brasil e é uma opção combinada com Herceptin para câncer de mama metástico por sobre-exposição ao HER2 ! MUITO BOM! Detalhes do BKM210 no post do dia 6 dezembro, dia em que meu super papai faria 81 anos. Maior saudade!


Quanto ao Pertuzumab, que é novo, é excelente saber que em breve teremos mais esta opção no mercado. A notícia abaixo conta que a Roche vai pedir a comercialização no Brasil nos próximos 3 meses. 

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58344:-novo-medicamento-da-roche-para-cancer-de-mama-demonstra-reducao-de-38-no-risco-de-progressao-da-doenca-ou-morte&catid=47:cat-saude&Itemid=328

O Congresso serviu para a Dra. Fátima reforçar sua convicção de que o câncer é uma doença individual e a sobrevida com qualidade prolongada depende de se achar a combinação de drogas certas para cada pessoa. Ela também me contou de maquininhas mágicas de diagnóstico, incluindo mapeamento de DNA, que dão resultado em minutos! Uma esperança e tanto!

Quanto a mim, só boas notícias! O exame clínica criterioso da Dra. Fátima, mostrou que as lesões da pele praticamente desapareceram, isso é muito importante porque é a primeira vez que minha pele reage a uma quimioterapia.Das outras vezes, as lesões tiveram que ser retiradas na marra, pelas mãos do Dr. Abrahão.   Não há sinal de edema e nem de linfonodos ou tumores  palpáveis. Dra Fátima relativizou o fato  do meu marcador tumoral ter subido de 49 para 53. O cateter funcionou e o desconforto parece ser da  cirurgia recente. A queimadura no meu braço em reação adversa ao Venorelbine (Navelbine) regrediu, mas, como ainda perturba, vou continuar tomando antibiótico por mais 7 dias e substituir a pomada por Dersani várias vezes ao dia. As enfermeiras, limparam, fotografaram e medicaram o ferimento da mão. Semana que vem vão comparar o estado da mesma com a foto. Enfim, por enquanto, as coisas estão evoluindo melhores que o esperado. Fico mais tranquila, mas, como não dá para confiar nos insuportáveis Senhores Câncer e HER2, que deviam estar banidos por formação de quadrilha, não comemoro e mantenho-me vigilante, porém, foi um bom dia e isso já é excelente. :)

Depois fui tratar de assuntos de trabalho, almocei com a Solange que me trouxe um presente lindo de Itaipava, voltei para casa para trabalhar mais um pouco, saí para comprar os remédios, meu jantar e uns sucos e sabe-se lá porque ganhei um picolé de maracujá de um outro cliente, que como eu, estava esperando há séculos para pagarmos nossas compras, enquanto a caixa do mercadinho não parava de tagarelar ao telefone. Nunca tinha ganho um picolé de um desconhecido. Achei muito engraçado.

O único senão do dia foi que não pude ir à Festa de Final de Ano da ABRAPAC (www.abrapac.org.br). Queria dizer que a ABRAPAC é muito importante para o apoio aos pacientes de câncer de poucos recursos e para mim é um privilégio poder colaborar com pessoas tão especiais como a Dinah Schumer, uma das minhas amigas mais queridas e grande representante da causa dos pacientes do câncer e da Elizabeth Braz Passos, a maior carregadora de orquestra da causa. Meus votos de Boas Festas e um 2012 de renovação e continuação, tudo junto, para a ABRAPAC.

Edelvira, querida, anotei a dica do seu comentário. Felizmente ainda não senti as veias. Deve ser porque o Nalvebine detonou a maioria delas! Muito obrigada, sempre!

Uma ótima noite e obrigada pela companhia!

Margareth

domingo, 11 de dezembro de 2011

1100º Dia

Olá Blogueir@s!

A semana começa com EXCELENTES novidades para quem tem câncer de mama por sobre-exposição ao HER2, como eu, aliás.. Lembram daquela combinação de Trastuzumab (Herceptin) com Pertuzumab, apresentada em San Antonio, que eu não tinha entendido muito bem.?

Pois é, os testes indicaram que a nova duplinha é o máximo no controle do gene enxerido e sua companheira igualmente desagradável, Dona Metástase. O Pertuzumab já está em estudo clínico no Brasil e a melhor notícia é que a Roche vai pedir autorização para iniciar a comercialização nos próximos três meses. Vamos torcer para que a lentidão de tartaruga costumeira da ANVISA não ocorra neste caso e ela se transforme em rapidez de lebre. Os detalhes da boa nova no link abaixo:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1081853

Amanhã esterei com a Dra. Maria de Fátima Dias Gauí, vinda direto de San Antonio e vou saber suas impressões.

No mais, estou um pouco desconfortável, mas, é assim mesmo.

Uma ótima semana para todos!

Margareth

sábado, 10 de dezembro de 2011

1099º Dia

Olá Blogueir@s!

Eu estou bem. Uma pressão chata no lugar onde está o cateter e a mão ferrada na última sessão de quimioterapia, melhor, mas, com um aspecto meio nojento. :(

Ontem a pequena cirurgia começou com pouco atraso e por volta das 15:30 horas estava de volta em casa. Nunca tinha estado no Hospital Amparo Feminino e achei meio confuso. Para começar, se não leio atentamente o papel da internação, teria ido parar numa enfermaria, depois que reclamei o quarto privativo pelo qual eu pago apareceu.

A anestesista, muito simpática e eficiente, Dra. Flavia Alves Gomes apareceu no quarto e fez as perguntas de praxe. Na sala de cirurgia, a Dra. Flavia não teve problemas para pegar minha veia, eu apontei onde estava a melhor, ela confiou no meu taco e pegou a veia de primeira. Embora  o "se" não faça parte da História e apesar de profissional do ramo, não resisto em pensar se as enfermeiras tivessem confiado no meu julgamento na última quimio e escolhessem a veia que eu sugeri...

Dr. José Júlio do Rego Monteiro Filho, o cirurgião, apareceu poucos minutos antes de eu dormir. Ele estava feliz porque era dia do seu aniversário e tinha havido bolo e brigadeiro no hospital e por conta de mais uma comemoração depois do trabalho. A equipe muito simpática e alegre, gostei muito de todos.

Quando acordei, menos de uma hora depois, fiquei conversando com a enfermeira dentro da sala de cirurgia, porque os maqueiros estavam sobrecarregados. A enfermeira me contou que tem um sobrinho de apenas treze anos que está se tratando de um linfoma no INCA. Como sempre mais uma história de crianças valentes, que deixam nós adultos com a maior vergonha de como reagimos ao câncer.

Quando os médicos chegaram no meu quarto, eu não estava lá. Então tiveram que passar as instruções para a Meri, que, como sempre estava me acompanhando.Comi um lanchinho que era de fato um lanchinho e voltamos para casa. Ao chegar, ainda tinha uma surpresa dos vizinhos inconvenientes. Meu banheiro estava pronto, mas, o cheiro do verniz novo estava de matar. Abri todas as janelas, que continuam abertas apesar da chuva e do frio, o cheiro melhorou e o fabuloso Max está grato.

Depois recebi visitas, comi bastante porque a fome era negra e a Sônia me ajudou com o papel filme para eu poder tomar banho sem molhar o curativo.

Hoje fiquei aqui sem fazer nada, mas deu para ler a seguinte noticia preocupante, vinda da França:

http://www.portugues.rfi.fr/franca/20111209-franca-abre-investigacao-sobre-ligacao-de-cancer-de-mama-com-silicone

Agora vou me embrulhar de novo no papel filme para o banho.

Uma ótima noite para todo mundo!

 Margareth

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

1098º Dia

Olá Blogueir@s!

Já estou em casa depois da colocação do cateter. Correu tudo bem. Amanhã conto os detalhes, agora vou colocar gelo porque o cara tem que estar preparado para a Dona Quimioterapia na próxima segunda.

Uma ótima noite e obrigada pela torcida!

Margareth

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

1097º Dia

Olá Blogueir@s!

Antonio, o blogueiro bissexto deste blog,  me deu o apelido de menina do violino porque tem dias que faço trocentas coisas. Acho que hoje mereceria ter incorporado mais alguns instrumentos no meu apelido. Senão vejamos, o vizinho de quem reclamo há mais de um mês por um vazamento no meu banheiro, resolveu quebrar o dito cujo hoje. Acordei e tive que esvaziar tudo  do dito cujo.

Larguei os homens da obra em casa, com fabuloso Max preso no quarto e fui fazer o exame de sangue. Meu sangue está tão fino por conta da Dona Quimioterapia que demorou mais do que o normal para estancar. Voltei e fui tomar café com o fabuloso na lanchonete da vizinhança e um poodle mordeu o Max. Depois, cartório, o banco, supermercado, o cabeleireiro,etc e etc.

Felizmente tenho muita ajuda dos amigos. Fui ao encontro da minha contadora, a super Marília que me ajudou com a burocracia, interrompendo seu trabalho e o Dr. Felipe, marido da blogueira Isabela, que me ajudaram na compra do antibiótico que a Dra. Fátima quer que eu tome. Que seria de mim sem os meus maravilhosos amigos? Sou muito grata a eles!

Consegui almoçar às 18 horas e tomei o tal antibiótico. Meu braço está melhor, mas ainda dói e estou exausta. Vou descer para comprar a água de coco que tenho que tomar às 6 da manhã.

Amanhã me interno pela manhã, a colocação do cateter dever ser na hora do almoço (de todos, menos do meu) e no fim da tarde devo estar de volta à casa.

Quando voltar da pequena cirurgia, passo por aqui para dar um alô.

Uma ótima noite!

Margareth
PS: VEJAM ESTA NOTÍCIA DE UMA SOBREVIVENTE DO CÂNCER DE MAMAQUE CONSEGUIU NA JUSTIÇA RECEBER O SEGURO CONTRATADO:
http://www.direitoce.com.br/noticias/52919/.html
PS2: O FABULOSO MAX ESTÁ SE VINGANDO POR TER FICADO PRESO NO QUARTO, AI DE MIM...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

1096º Dia

Olá Blogueir@s!

Dia de menina do violino. Madruguei no consultório da Nayana, dei um rápido passeio com o Max, resolvi problemas de trabalho por telefone e o do vazamento com o vizinho e agora estou aqui na ABRAPAC esperando ser entrevistada pela conselheira da American Cancer Society, que está nos patrocinando um novo projeto, que ocupará meu tempo de voluntária a partir do ano que vem.

No meio de tudo escrevi para a Dra. Fátima, que está em San Antonio, para contar sobre a inflamação do meu braço, que apesar de ter diminuído, persiste. Assim que acabarem os trabalhos aqui na ABRAPAC, irei até A CETHO pegar a receita feita por um colega da minha oncologista, para fazer uma profilaxia contra a infecção e não complicar a cirurgia da próxima sexta.

Falando em San Antonio, destaco a  Sessão de Posters sobre o uso de Quimioterapia em HER2. Chamo a atenção para as combinações de medicamentos já existentes no Brasil para o câncer de mama metástico por sobre-exposição ao HER2:

1. Paclitaxel + Trastuzumab . Essa eu já usei em 2009, quando ainda não tinha tido metástase! É a famosa Branca + Herceptin;
2. Lapatinib + Trastuzunamab. Essa a Dra. Fátima está guardando para mim, se as coisas piorarem para o meu lado. É o Tykerb + Herceptin;
3. Lapatinib + Venorelbine. Que é Tykerb, mais essa Quimio que estou usando, de nome comercial Nalvebine. 


 Dos novos, só o Pertuzumab, que está em testes finais no Brasil e a ANVISA continua sentada em cima do parecer,  mas, associado ao Herceptin. Não entendi nada desta combinação porque pra mim o medicamento já tinha Trastuzumab. Só perguntando para a super Dra. Fátima quando ela voltar de San Antonio.


Também achei muito relevante o fato de várias pesquisas estarem preocupadas em medir os efeitos adversos do tratamento, especialmente, a cardio-toxidade e os aperfeiçoamentos em marcadores tumorais e prognóstico. O programa da sessão completa está aí embaixo.

Uma ótima tarde!

Margareth

Poster Session OT1 
Bone
OT1-01-01Prospective Clinical Trial Evaluating Efficacy of Zoledronic Acid (ZA) Prophylaxis for Prevention of Aromatase Inhibitor Associated Musculoskeletal Symptoms: ZAP-AIMSS Trial
Bardia A, Blackford A, Jeter S, Tarpinian K, Fetting JF, Miller R, Slater S, Henry NL, Giles J, Stearns V. Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, Baltimore, MD; University of Michigan, Ann Arbor, MI; Columbia University, New York City, NY.
OT1-01-02A Multicentre Study Assessing 12-Weekly Intravenous Bisphosphonate Therapy in Women with Low Risk Bone Metastases from Breast Cancer - The TRIUMPH Trial
Bouganim N, Hilton J, Vandermeer L, Hopkins S, Spencer P, Robbins D, Amir E, Dent S, Milano C, Ooi D, Dranitsaris G, Clemons M. The Ottawa Hospital Cancer Center, Ottawa, ON, Canada; Princess Margaret Hospital, Toronto, ON, Canada; The Ottawa Hospital, Ottawa, ON, Canada.
OT1-01-03A Phase 3 Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Multicenter Study Comparing Denosumab with Placebo as Adjuvant Treatment for Women with Early-Stage Breast Cancer Who Are at High Risk of Disease Recurrence (D-CARE)
Goss PE, Barrios CH, Bell R, Finkelstein D, Iwata H, Martín M, Braun A, Ke C, Maniar T, Braun S, Dansey R, Coleman RE. Massachusetts General Hospital Cancer Center, Boston, MA; PUCRS School of Medicine, Porto Alegre RS, Brazil; Barwon Health, Geelong, Victoria, Australia; Aichi Cancer Center Hospital, Nagoya, Japan; Hospital Gregorio Maranon, Madrid, Spain; Amgen Inc, Thousand Oaks, CA; Amgen (Europe) GmbH, Zug, Switzerland; University of Sheffield, Sheffield, United Kingdom.
OT1-01-04NEO-ZOTAC: A Phase III Randomized Trial with Neoadjuvant Chemotherapy (TAC) with or without Zoledronic Acid for Patients with HER2-Negative Large Resectable or Locally Advanced Breast Cancer
van de Ven S, Nortier JWR, Liefers GJ, ten Tije A, Kessels L, van Laarhoven HWM, van Warmerdam LJC, Vriens B, van den Bosch J, van Meershoek-Klein Kranenbarg E, van Leeuwen E, Kroep JR. Leiden University Medical Center, Leiden, Netherlands; Amphia Hospital, Breda, Netherlands; Deventer Hospital, Deventer, Netherlands; University Medical Center St. Radboud Nijmegen, Nijmegen, Netherlands; Catharina Hospital, Eindhoven, Netherlands; Academic Hospital Maastricht, Maastricht, Netherlands; Albert Schweitzer Hospital, Dordrecht, Netherlands; BOOG Study Center, Amsterdam, Netherlands.
HER2
OT1-02-01Phase II Neoadjuvant Trial of Anthracycline Based Regimens Followed by a Combination with Nanoparticle Almumin-Bound Paclitaxel and Trastuzumab in Patients with Operable T2-3,N0-1,Her2 Positive Breast Cancer
Iwamoto M, Takahashi Y, Kimura K, Tanaka S, Uchiyama K. OsakaMedical College, Osaka, Japan.
OT1-02-02HALT MBC: HER2 Suppression with the Addition of Lapatinib to Trastuzumab in HER2-Positive Metastatic Breast Cancer (LPT112515)
Lin N, Danso M, David A, Muscato J, Ellis C, DeSilvio M, Garofalo A, Nagarwala Y, Winer E. Dana-Farber Cancer Institute; Virginia Oncology Associates; Augusta Oncology Associates; Missouri Cancer Associates; GlaxoSmithKline.
OT1-02-03EGF114299: Safety and Efficacy of an Aromatase Inhibitor (AI) in Combination with Lapatinib (L), Trastuzumab (T) or Both for the Treatment of Hormone Receptor-Positive (HR+), HER2+ Metastatic Breast Cancer (MBC)
Johnston S, Leigh M, Florance A, Wroblewski S, Gradishar W. Royal Marsden NHS Foundation Trust & Institute of Cancer Research; GlaxoSmithKline, Collegeville, PA; GlaxoSmithKline, Research Triangle Park, NC; Northwestern University.
OT1-02-04Adjuvant Pertuzumab and Herceptin IN IniTial TherapY of Breast Cancer: APHINITY (BIG 4-11/BO25126/TOC4939g)
von Minckwitz G, Baselga J, Bradbury I, de Azambuja E, Scullion MJ, Ross G, Saini KS, Piccart-Gebhart M. German Breast Group, Neu-Isenburg, Germany; Massachusetts General Hospital, Boston; Frontier Science and Technology Research Foundation, Scotland; BrEAST Data Center, Jules Bordet Institute, Brussels, Belgium; Roche, Welwyn Garden City, United Kingdom; Breast International Group Headquarters, Brussels, Belgium; Breast International Group, Brussels, Belgium.
OT1-02-05A Phase III Clinical Trial Comparing Trastuzumab Given Concurrently with Radiation Therapy to Radiation Therapy (RT) Alone for Women with HER2-Positive DCIS Resected by Lumpectomy: NSABP B-43
Julian TB, Anderson SJ, Cobleigh MA, Siziopikou KP, Arthur DW, Zheng P, Mamounas EP, Pajon ER, Behrens RJ, Chu L, Leasure NC, Atkins JN, Polikoff J, Seay TE, McCaskill-Stevens W, Rabinovitch R, Wolmark N. National Surgical Breast & Bowel Project (NSABP, Pittsburgh, PA; Allegheny General Hospital, Pittsburgh, PA; University of Pittsburgh Graduate School of Public Health and NSABP Biostatistical Center, Pittsburgh, PA; Rush University Medical Center, Chicago, IL; Northwestern University Feinberg School of Medicine, Chicago, IL; Virginia Commonwealth University, Richmond, VA; Aultman Health Foundation, Canton, OH; Colorado Cancer Research Program, Denver, CO; Iowa Oncology Research Association, Des Moines, IA; Florida Cancer Specialists, Sarasota, FL; Reading Regional Cancer Center, West Reading, PA; SCCC-CCOP, Goldsboro, NC; Kaiser Permanente Southern California, San Diego, CA; Atlanta Regional Community Clinical Oncology Program, Atlanta, GA; National Cancer Institute, Rockville, MD; University of Colorado, Aurora, CO.
OT1-02-06DETECT III - A Multicenter, Randomized, Phase III Study To Compare Standard Therapy Alone Versus Standard Therapy Plus Lapatinib in Patients with Initially HER2-Negative Metastatic Breast Cancer and HER2-Positive Circulating Tumor Cells
Melcher CA, Janni W, Ortmann U, Jäger B, Rack B, Müller V, Schneeweiss A, Pantel K, Solomayer E-F, Fehm T. University Hospital Duesseldorf, Duesseldorf, Germany; University Hospital Munich, Munich, Germany; National Center for Tumor Diseases Heidelberg, Heidelberg, Germany; University Hospital Hamburg, Hamburg, Germany; University Hospital Homburg, Homburg/Saar, Germany; University Hospital Tuebingen, Tuebingen, Germany; University Hospital Hamburg-Eppendorf, Hamburg-Eppendorf, Germany.
OT1-02-07NSABP B-47: A Randomized Phase III Trial of Adjuvant Therapy Comparing Chemotherapy Alone (Six Cycles of Docetaxel Plus Cyclophosphamide or Four Cycles of Doxorubicin Plus Cyclophosphamide Followed by Weekly Paclitaxel) to Chemotherapy Plus Trastuzumab in Women with Node-Positive or High-Risk Node-Negative HER2-Low Invasive Breast Cancer
Fehrenbacher L, Jeong J-H, Rastogi P, Geyer CE, Paik S, Ganz PA, Land SR, Costantino JP, Swain SM, Mamounas EP, Wolmark N. National Surgical Adjuvant Breast and Bowel Project (NSABP) Operations and Biostatistical Centers; Kaiser Permanente, Northern California; University of Pittsburgh Graduate School of Public Health; University of Pittsburgh Cancer Institute, University of Pittsburgh School of Medicine; Allegheny General Hospital; Jonsson Comprehensive Cancer Center at UCLA; Washington Cancer Institute, Washington Hospital Center; Aultman Health Foundation.
OT1-02-08The PERSEPHONE Trial: Duration of Trastuzumab with Chemotherapy in Women with HER2 Positive Early Breast Cancer. Changing the Randomisation Point To Address Potential Barriers to Recruitment
Earl HM, Loi S, Vallier A-L, Hiller L, Ogburn-Storey E, Higgins H, Dunn J. Addenbrooke's Hospital, Cambridge, United Kingdom; University of Warwick, Coventry, United Kingdom.
OT1-02-09A Phase II Randomized Trial of Lapatinib with Either Vinorelbine or Capecitabine as First- and Second-Line Therapy for HER2-Overexpressing Metastatic Breast Cancer
Janni W, Pikiel J, Sarosiek T, Karaszewska B, Papadimitriou CA, Schwedler K, Alavarez Gallego J, Caruso M, Herve RA, Lau MR, Williams LS, Briggs K, Sapunar FJ. Heinrich-Heine-Universität; Wojewódzkie Centrum Onkologii; Centrum Medyczne Ostrobramska; Przychodnia Lekarska KOMED; Alexandra Hospital; Johann-Wolfgang-Goethe-Universität; Hospital Provinval de Zamora; Humanitas Centro Catanese di Oncologia; Centre Médical Clarval; GlaxoSmithKline.
OT1-02-10Phase I-II Study of HER2 Vaccination with Poly(I) • Poly(C12U) (Ampligen®) as an Adjuvant in Optimally Treated Breast Cancer Patients
Higgins DM, Childs J, Parker S, Guthrie KA, Disis ML, Salazar LG. University of Washington, Seattle, WA; Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle, WA.
OT1-02-11MotHER: A Registry Developed for Women with Breast Cancer Who Have Received Trastuzumab within 6 Months Prior to Conception or during Pregnancy
Brown VD, Andrews EB, Wang LI, Chu LK, Trudeau C, Keppler-Noreuil KM. Kendle International, Wilmington, NC; RTI International, Research Triangle Park, NC; Genentech, South San Francisco, CA; Univ. of Iowa Hospital and Clinics, Iowa City, IA.
OT1-02-12Early Detection of Cardiotoxicity by Advanced Cardiac Imaging and a Novel Biomarker in Breast Cancer Patients Undergoing Chemotherapy
Marfatia R, Inyangetor D, Decena K, Kumar S, Alluri N, Yang C, Hager D, Fellows D, Runowicz CR, Kaloudis E, Liang BT, Tannenbaum S, Avelar E. University of Connecticut Health Center, Farmington, CT.
OT1-02-13Cardiac Biomarkers on Trastuzumab (Cabot Trial): Determining the Cardiac Biomarker Profile in Breast Cancer Patients Receiving Adjuvant Trastuzumab Therapy
Kumar VNC, Kavsak P, Rask S, Mukherjee SD, Ellis P, Dhesy-Thind B. Sunnybrook Odette Cancer Centre, Toronto, ON, Canada; Juravinski Hospital, Hamilton, ON, Canada; Juravinski Cancer Centre, Hamilton, ON, Canada.
Prognostic and Predictive Markers
OT1-03-01A Randomized Phase III Clinical Trial of Standard Adjuvant Endocrine Therapy +/- Chemotherapy in Patients (pts) with 1-3 Positive Nodes, Hormone Receptor (HR)-Positive and HER2-Negative Breast Cancer with Recurrence Score (RS) of 25 or Less: SWOG S1007
Gonzalez-Angulo AM, Barlow WE, Gralow JR, Meric-Bernstam F, Hayes DF, Moinpour CM, Ramsey SD, Schott AF, Sparks DB, Albain KS, Hortobagyi GN. MD Anderson Cancer Center, Houston, TX; Cancer Research And Biostatistics, Seattle, WA; Seattle Cancer Care Alliance/University of Washington, Seattle, WA; University of Michigan, Ann Arbor, MI; Fred Hutchinson Cancer Research Ctr, Seattle, WA; University of Michigan and SWOG, Ann Arbor, MI; SWOG, San Antonio, TX; Loyola Univ Chicago Stritch School of Medicine, Maywood, IL.
OT1-03-02SAFIR01: A Molecular Screening Trial for Metastatic Breast Cancer Patients
Andre F, Peletekian C, Jimenez M, Ferrero, Delaloge S, Roman Roman S, Dessen P, Bonnefoi H. Gustave Roussy Institute; Unicancer; Curie Institute; Bergonie Institute; Centre antoine lacassagne, Nice, France.
OT1-03-03Effect of Tamoxifen Therapy on Inhibition of Tumor Suppressor p53 by Estrogen Receptor
Kulkarni S, Fetterly GJ, Morrison CD, Adjei AA, Andrews C, Edge SP, Mukhopadhyay UK, Swetzig WM, Das GM. Roswell Park Cancer Institute, Buffalo, NY.








terça-feira, 6 de dezembro de 2011

1095º Dia

Olá Blogueir@s!

Ter usado o velho permanganato no meu braço detonado deu super certo! Meu braço murchou,  está bem menos vermelho e um pouco menos dolorido. Vou continuar com os banhos de permanganato e o anti-inflamatório. Esta é uma das sabedorias da Dra. Fátima, usa da tecnologia do DNA aos medicamentos do tempo da vovó.

No mais, a burocracia da cirurgia do cateter está pronta. A Amil já deu o número da senha e o hospital me ligou para fazer o meu cadastro pelo telefone e facilitar a internação. Só falta eu e o Dr. José Júlio estarmos lá na sexta-feira. :)

Ainda San Antonio, na sessões de posteres, os estudos clínicos abaixo me chamaram a atenção para os casos HER2.

O primeiro estudo é o PD09-03, está em fase I/II  para pacientes com sobre-exposição ao HER2  e com câncer de mama metástico. Os pacientes de estudo estão usando uma combinação do Trastuzumab (Herceptin) com BKM210. Esta última droga é uma espécie de terapia biológica, chamada de inibidor da P13K, que, por sua vez, é um grupo de proteínas que ajudam as células cancerosas crescerem. A ideia é que o BKM120 potencialize o Trastuzumab, controlando, desta forma o HER2.   O estudo começou em 2007 e está previsto para terminar em abril do ano que vem. Logo, o trabalho já deve ter resultados sólidos.  Detalhes em: http://cancerhelp.cancerresearchuk.org/trials/a-trial-using-BKM120-with-trastuzumab-for-breast-cancer-that-has-spread

O outro estudo é o PD09-08, é um estudo em Fase I voltado para pacientes sobre-expostos ao HER2 ou triplo negativo com tumores sólidos no câncer de mama metástico. Trata-se de inibidores tumorais que visam aumentar a eficiência do uso do Herceptin. Detalhes em: http://www.asco.org/ascov2/Meetings/Abstracts?&vmview=abst_detail_view&confID=102&abstractID=84228

Abaixo reproduzo todo o programa da Sessão de Poster IX com os demais estudos, incluindo os para outros tipos de câncer de mama. Amanhã tem mais San Antonio.

Uma ótima tarde!

Margareth


Poster Discussion IX 
PI3K/mTOR
PD09-01Target-Based Therapeutic Matching in Early-Phase Clinical Trials in Patients with Advanced Breast Cancer and PIK3CA Mutations
Janku F, Moulder SL, Wheler JJ, Stepanek V, Falchook GS, Naing A, Hong DS, Fu S, Piha-Paul SA, Luthra R, Tsimberidou AM, Kurzrock R. The University of Texas MD Anderson Cancer Center, Houston, TX.
PD09-02Withdrawn
PD09-03Phase I/II Study of BKM120 in Combination with Trastuzumab in Patients with HER2 Overexpressing Metastatic Breast Cancer Resistant to Trastuzumab-Containing Therapy
Saura C, Bendell J, Jerusalem G, Graña-Suárez B, Su S, Ru Q, De Buck S, Devisme C, Bosch A, Urruticoechea A, Beck JT, DiTomaso E, Rouyrre N, Sternberg DW, Massacesi C, Hirawat S, Dirix L, Baselga J. Hospital Vall d'Hebron, Barcelona, Spain; Sarah Cannon Research Institute, Nashville, TN; C.H.U. Sart-Tilman, Liege, Belgium; Novartis Pharmaceuticals, Florham Park, NJ; Novartis Pharma AG, Basel, Switzerland; Hospital Clínico Universitario de Valencia, Valencia, Spain; Catalan Institute of Oncology, Barcelona, Spain; Highlands Oncology Group, Fayetteville, AZ; Novartis Institutes for BioMedical Research, Cambridge, MA; Novartis Oncology, Paris, France; Oncologisch Centrum AZ-St. Augustinus Oncology, Wilrijk, Belgium; Massachusetts General Hospital, Boston, MA.
PD09-04A Phase Ib, Open-Label, Dose-Escalation Study of the Safety and Pharmacology of the PI3-Kinase Inhibitor GDC-0941 in Combination with Paclitaxel and Bevacizumab in Patients with Locally Recurrent or Metastatic Breast Cancer
Schöffski P, De Benedictis E, Gendreau S, Gianni L, Krop IE, Levy G, Ware J, Wildiers H, Winer EP. Catholic University, Leuven, Belgium; Istituto Nazionale dei Tumori, Milan, Italy; Genentech Inc., South San Francisco, CA; Dana-Farber Cancer Institute, Boston, MA.
PD09-05SU2C Phase Ib Study of pan-PI3K Inhibitor BKM120 Plus Aromatase Inhibitor Letrozole in ER+/HER2- Metastatic Breast Cancer (MBC)
Mayer IA, Balko JM, Kuba MG, Sanders ME, Yap J, Li Y, Winer E, Arteaga CL. Vanderbilt-Ingram Cancer Center, Nashville, TN; Dana Farber Cancer Institute, Boston, MA; MD Anderson Cancer Center, Houston, TX.
PD09-06Phase II Trial of RAD001 (Everolimus), an mTOR Inhibitor, with Weekly Cisplatin and Paclitaxel in Patients with HER2-Negative Metastatic Breast Cancer (MBC)
Mayer IA, Means-Powell J, Abramson VG, Shyr Y, Balko JM, Kuba MG, Gharavi HM, Schlabach L, Arteaga CL, Pietenpol JA. Vanderbilt-Ingram Cancer Center, Nashville, TN; Vanderbilt-Ingram Cancer Center Affiliated Network (VICCAN).
PD09-08Combined Inhibition of mTORC1 with Temsirolimus and HER2 with Neratinib: A Phase I/II Study in Patients with Metastatic HER2-Amplified or Triple-Negative Breast Cancer
Gajria D, King T, Pannu H, Sakr R, Seidman AD, Modi S, Dickler M, Drullinsky P, Syldor A, Sujata P, Majid M, Norton L, Rosen N, Chandarlapaty S. Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, New York, NY.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1094º Dia

Olá Blogueir@s!

Por aqui as chatices continuam, o vazamento do banheiro está sem solução e o meu braço está com um aspecto muito melhor, mas, DÓI! :(

Continuo no anti-inflamatório e estou dando banhos de permanganato.

Agora a pílula de esperança do dia: San Antonio Breast Câncer Symposium.  Abaixo, copiei a lista de trabalhos sobre terapias alvo de tratamento estratégico para câncer de mama por sobrexposição ao HER2. Destaco os diversos trabalhos relativos à resistência ao Trastuzumab (Herceptin) e ao Lapatinibe (Tykerb), tomara que tenham descoberto algo relevante para potencializar os remedinhos mágicos que não têm funcionado plenamente em mim e em outras amigas aqui do blog.

Um ótimo dia para todo mundo, amanhã volto com mais novidades de San Antonio! A lista dos trabalhos de Terapia Alvo que citei acima está em seguida.

Margareth


P1-12-01
Pregnancy during and Following Adjuvant Trastuzumab in Patients with HER2-Positive Breast Cancer: An Analysis from the HERA Trial (BIG 01-01)
Azim, Jr HA, Metzger-Filho O, de Azambuja E, Loibl S, Focant F, Gresko E, Procter M, Piccart-Gebhart M. Institut Jules Bordet, Brussels, Belgium; German Breast Group, Frankfurt, Germany; F. Hoffmann-La Roche, Basel, Switzerland; Frontier Science, Kincraig, United Kingdom.
P1-12-02
Patient-Reported Outcomes (PROs) from a Randomized Phase II Study (TDM4450g/BO21976) of Trastuzumab Emtansine (T-DM1) vs Trastuzumab Plus Docetaxel (HT) in Previously Untreated HER2-Positive Metastatic Breast Cancer (MBC)
Bianchi GV, Kocsis J, Dirix L, Torigoe Y, Lalla D, Tong YB, Guardino AE, Hurvitz SA. Fondazione IRCCS Istituto Nazionale Tumori, Milan, Italy; Semmelweis University Budapest, Budapest; Sint-Augustinus, Antwerp; Genentech; UCLA/Translational Oncology Research International.
P1-12-03
Combined Targeting of the PI3K Pathway and HER2 Overcomes Acquired and De Novo Trastuzumab Resistance
O'Brien NA, McDonald K, Von Euw E, Conklin D, Kalous O, Di Tomaso E, Finn RS, Slamon DJ. University of California at Los Angeles, Los Angeles, CA; Novartis-Oncology, Cambrige, MA.
P1-12-04
EBP50 - A Novel Biomarker for Resistance to Endocrine and HER2-Targeted Therapies in Breast Cancer
Gu G, Covington KR, Fernandez NM, Ando' S, Fuqua SAW. Baylor College of Medicine, Houston, TX; University of Calabria, Arcavacata di Rende, Cosenza, Italy.
P1-12-05
Complete Pathological Response of Ductal Carcinoma In Situ after Treatment with Neoadjuvant Herceptin
Chalmers CR, Mallon EA, Touqan N, Horgan KJ, MacPherson I, Doughty JC. The Western Infirmary, Glasgow, Scotland, United Kingdom; Leeds General Infirmary, Leeds, Yorkshire, United Kingdom.
P1-12-06
The Role of MAPK and PI3K/AKT/mTOR Signaling in Innate Lapatinib Resistance
McDermott M, O'Brien N, McDonald K, Crown J, O'Donovan N, Slamon D. Dublin City University, Glasnevin, Dublin 9, Ireland; University of California Los Angeles, Los Angeles, CA; St. Vincents University Hospital, Elm Park, Dublin 4, Ireland.
P1-12-07
Pharmacokinetics (PK) of Trastuzumab Emtansine and Paclitaxel or Docetaxel in Patients with HER2-Positive MBC Previously Treated with a Trastuzumab-Containing Regimen
Lu D, Modi S, Elias AD, Agarwal P, Yi J-H, Guardino AE, Althaus BL, Girish S. Genentech, South San Francisco, CA; Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, New York, NY; University of Colorado, Aurora, CO.
P1-12-08
Induction of Adhesion Molecules on Target Cells Maximizes Antibody-Dependent Cell-Mediated Cytotoxicity of Anti-Her2 Therapeutic Antibody with High Fucose Glycan
Jia X, Wong P-Y, Gazzano-Santoro H. Genentech Inc., South San Francisco, CA.
P1-12-09
Safety and Efficacy of Neratinib in Combination with Capecitabine in Patients with ErbB2-Positive Breast Cancer
Saura C, Garcia-Saenz JA, Xu B, Harb W, Moroose R, Pluard T, Kiger C, Germa C, Wang K, Kim S-B. Breast Cancer Unit, Vall d'Hebron University Hospital, Barcelona, Spain; Hospital Clinico San Carlos, Madrid, Spain; Cancer Hospital, Chinese Academy of Medical Sciences, Beijing, China; Horizon Oncology Center, Lafayette, IN; Florida Hospital Cancer Institute, Orlando, FL; Washington University School of Medicine, St. Louis, MO; Pfizer Global Research and Development, Paris, France; Pfizer Inc, Pearl River, NY; Asan Medical Center, Seoul, Korea.
P1-12-10
Phase II Study Evaluating Lapatinib (L) in Combination with Albumin Bound Paclitaxel (ab-Pac) in Women Who Have Received 0-1 Chemotherapy Regimen for HER2 Overexpressing (HER2+) Metastatic Breast Cancer (MBC)
Yardley DA, Hart L, Bosserman L, Saleh MN, Waterhouse DM, Richards P, Hagan MK, DeSilvio ML, Mahoney JM, Nagarwala Y. Sarah Cannon Research Institute; Tennessee Oncology, PLLC; Florida Cancer Specialists; Willshire Oncology Medical Group; Georgia Cancer Specialists; Oncology & Hematology Care, Inc.; Virginia Cancer Care; Oncology & Hematology Associates of SW; GlaxoSmithKline, Collegeville, PA.
P1-12-11
Neoadjuvant Chemotherapy-Trastuzumab Versus Neoadjuvant Chemotherapy Followed by Post-Operative Trastuzumab: A Multicentre Study
Palmieri C, Yan K, Owadally W, Shah D, Gojis O, North B, Riddle P, Ahmad R, Lewanski C, Coombes RC, Cleator S, Howell S, Beresford M. Imperial College Healthcare NHD Trut, London, United Kingdom; Bristol Haematology and Oncology Centre, Bristol, United Kingdom; Third Faculty of Medicine, Charles University, Prague, Czech Republic; Imperial College London, London, United Kingdom; The Christie NHS Foundation Trust, Manchester, United Kingdom.
P1-12-12
Withdrawn
P1-12-13
Comparative Pharmacokinetics (PK) of Trastuzumab Emtansine (T-DM1) in Patients Who Have or Who Have Not Received Prior Treatment for Human Epidermal Growth Factor 2 (HER2)-Positive Metastatic Breast Cancer (MBC)
Wang B, Conte P, Casanova LA, Vinholes JJdF, Saad OM, Yi J-H, Gupta M, Song C, Olsen SR, Perez EA, Girish S. Genentech, South San Francisco, CA; University of Modena and Reggio Emilia, Modena, Italy; Instituto Oncológico Miraflores, Lima, Peru; CliniOnco, Porto Alegre, Brazil; Mayo CLinic, Jacksonville, FL.
P1-12-14
Genetic Ablation or Pharmacological Inhibition of Autophagy Suppresses Intrinsic Resistance of Breast Cancer to HER2-Targeted Therapies
Cufí S, Oliveras-Ferraros C, Vazquez-Martin A, Sauri-Nadal T, Del Barco S, Martin-Castillo B, Lopez-Bonet E, Menendez JA. Catalan Institute of Oncology, Girona, Catalonia, Spain; Girona Biomedical Research Institute (IDIBGi), Girona, Catalonia, Spain; University Hospital of Girona Dr. Josep Trueta, Girona, Catalonia, Spain.
P1-12-15
Adjuvant Trastuzumab Effect on HER2-Positive Breast Cancers According to Hormonal Receptor (HR) Status: Crosstalk between ER and EGFR/HER2 Pathway May Prevent Trastuzumab from Improving Outcomes in HER2-Positive and HR-Positive Breast Cancers
Park YH, Cho EY, Lee JE, Nam SJ, Yang JH, Ahn JS, Im Y-H. Samsung Medical Center.
P1-12-16
HER-2 Testing and Treatment - Is Age a Factor?
Singh JK, Ewing K, Howell S, Howe M, Cramer A, Bundred NJ. School of Cancer and Enabling Sciences, University of Manchester, Paterson Institute for Cancer Research, Manchester, United Kingdom; Univerisity Hospital of South Manchester, Wythenshawe Hospital, Manchester, United Kingdom; The Christie NHS Foundation Trust, Manchester, United Kingdom.
P1-12-17
Fluorescent In Situ Hybridization Evaluation of HER2 Status in Tumors with Chromosome 17 Polysomy
Pietri E, Medri L, Farolfi A, Sarti S, Maltoni R, Cecconetto L, Ibrahim T, Paioli A, Serra L, Amadori D, Rocca A. Istituto Scientifico Romagnolo per lo Studio e la Cura dei Tumori (I.R.S.T.), Meldola, (FC), Italy; Morgagni-Pierantoni Hospital, Forlì, (FC), Italy.
P1-12-18
Change in HER2 Status in HER2 Positive Operable Breast Cancer Patients Treated with Neoadjuvant Chemotherapy with or without Anti-HER2 Therapy: Analysis of Two Consecutive Cohorts
Barbieri E, Piacentini F, Dieci MV, Ficarra G, Bettelli S, Conte P, Guarneri V. Modena University Hospital, Modena, Italy.
P1-12-19
Phase I Study of Single Agent Trastuzumab Emtansine in Japanese Patients with Human Epidermal Growth Factor Receptor2 (HER2)-Positive Metastatic Breast Cancer (JO22591)
Aogi K, Ando M, Iwata H, Hara F, Matsubara M, Fujiwara Y. National Hospital Organization Shikoku Cancer Center, Matsuyama, Ehime, Japan; National Cancer Center Central Hospital, Chuo-ku, Tokyo, Japan; Chuo Hospital Aichi Cancer Center, Nagoya, Aichi, Japan; Chugai Pharmaceutical Co. Ltd, Chuo-ku, Tokyo, Japan.
P1-12-20
The Safety and Tolerability of Vorinostat in Combination with Lapatinib in Advanced Solid Tumors
Chumsri S, Tait NS, Medeiros MM, Bauer KS, Betts K-MT, Lewis JC, Bao T, Feigenberg SJ, Kesmodel SB, Stearns V, Edelman MJ, Sausville EA, Tkaczuk KHR. University of Maryland Greenebaum Cancer Center, Baltimore, MD; The Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center at Johns Hopkins, Baltimore, MD; University of Maryland, Baltimore, MD.
P1-12-21
Adjuvant Trastuzumab Treatment without Adjuvant Chemotherapy in Early Breast Cancer
Dall P, Koch T, Lenzen G, Kuhn T, Hielscher C, Reichert D, Maasberg M, Ehscheidt P, Eustermann H, Fischer G. Städt. Klinikum, Lüneburg, Germany; Klinikum Nürnberg-Nord, Nürnberg, Germany; Praxis, Osnabrück, Germany; Brustzentrum, Stuttgart, Germany; Praxis, Stralsund, Germany; Praxis, Westerstede, Germany; Praxis, Mayen, Germany; Praxis, Neuwied, Germany; WiSP, Langenfeld, Germany; Landkreis Mittweida Khs., Mittweida, Germany.
P1-12-22
Impact on Survival of the Level of HER2/neu Gene Amplification in Patients with HER2-Positive (HER2+) Advanced Breast Cancer (AdvBrCa) Treated with Trastuzumab (H)
Gullo G, Bettio D, Zuradelli M, Masci G, Giordano L, Bareggi C, Salvini P, Runza L, Santoro A. St Vincent's University Hospital, Dublin, Ireland; Istituto Clinico Humanitas, Rozzano, MILano, Italy; Humanitas Cancer Centre, Rozzano, MILano, Italy; Fondazione IRCCS Ca' Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milano, Italy; Cliniche Humanitas Gavazzeni, Bergamo, Italy.
P1-12-23
HER4 Coexpression Is Associated with Improved Recurrence Free Survival in HER2-Positive, Herceptin Treated Patients
Brockhoff G, Machleidt A, Piendl G, Seegers S, Sassen A, Diermeier-Daucher S, Buchholz S, Ortmann O. University Medical Center Regensburg, Regensburg, Bavaria, Germany.
P1-12-24
Adherence and Persistence with Lapatinib in Women with Metastatic Breast Cancer Who Were Previously Treated with Trastuzumab
Delea TE, Kartashov A, Sharma PP. Policy Analysis Inc. (PAI), Brookline, MA; GlaxoSmithKline, Philadelphia, PA.
P1-12-25
Evaluation of PTEN, EGFR and Ki67 Expression as Predictors of Response to a Trastuzumab-Containing Neoadjuvant Chemotherapy Regimen in a HER-2 Over-Expressing Locally Advanced Breast Cancer (LABC) Trial
Ho J, Turashvili G, Hayes M, Gelmon KA, Ellard SL, Macpherson N, Pansegrau G, Chia SK. British Columbia Cancer Agency, Vancouver, BC, Canada; British Columbia Cancer Research Centre, Vancouver, BC, Canada; British Columbia Cancer Agency, Kelowna, BC, Canada; British Columbia Cancer Agency, Victoria, BC, Canada; British Columbia Cancer Agency, Surrey, BC, Canada.
P1-12-26
Global Patterns of Care for HER2/neu Overexpressing Breast Cancer
Y. Chavarri-Guerra, P. Liedke, H. Symecko, B. Moy, M. Higgins, J. St. Louis, D. Finkelstein, P. Goss. Massachusetts General Hospital - Avon International Breast Cancer Program, Boston, MA.

domingo, 4 de dezembro de 2011

1093º Dia

Olá Blogueir@s!

Minha oncologista está viajando hoje para participar do San Antonio Breast Cancer Symposium. Trata-se da maior reunião científica sobre o câncer de mama do mundo. Dra Maria de Fátima Dias Gauí costuma dizer que sempre volta de lá renovada, pois, é comum surgirem novidades que ajudam-na a garantir a sobrevida com qualidade de seus pacientes.


Este ano San Antonio promete. Comecei a olhar o programa e só sobre o desgradabilíssimo HER 2 estão previstas 37 sessões com centenas de trabalhos e outras tantas sobre todos os tipos e etapas do câncer de mama. Na próxima terça-feira, haverá uma importantíssima mesa sobre o câncer de mama metástico e como doença crônica, o que me renova as esperanças. Copiei o programa desta sessão para dividir com vocês o meu entusiasmo:

Treatment of Metastatic Breast Cancer – Breast Cancer as a Chronic Disease – Ballroom A
Moderator: Kathleen Pritchard, MD, FRCPC
ER positive
Kathleen Pritchard, MD, FRCPC
University of Toronto
Toronto, CANADA
Triple negative breast cancer
Vered Stearns, MD
The Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center at Johns Hopkins
Baltimore, MD
HER2 positive
Ian E. Krop , MD, PhD
Dana-Farber Cancer Institute
Boston, MA

Não vejo a hora da Dra Fátima voltar por dois motivos: para saber das novidades e porque me sinto mais segura quando ela está por perto.

O edema da minha mão diminui substancialmente, mas, existe uma pequena área bem inflada, que repuxa e lateja. Por orientação da Dra. Fátima estou usando um anti-inflamatório oral para acelerar o processo.

O desconforto é ruim, mas, não tem preço a alegria de ver um certo time, o mais brega do Rio de Janeiro ser mais uma vez vice! Viva o Flamengo, mais uma vez na Libertadores! :)

Uma ótima semana para todo mundo!

Margareth

sábado, 3 de dezembro de 2011

1092º Dia

Olá Blogueir@s!

Estava lendo sobre a pirataria de medicamentos no Brasil. Os bandidos encontraram este novo filão de lucro. A ação dos Ministérios da Justiça e da Saúde fizeram com que as apreensões saissem da casa dos milhares para os milhões de unidades apreendidas. Como se vê no quadro abaixo, os números vem aumentando em velocidade exponencial.

UNIDADES DE MEDICAMENTOS FALSIFICADOS APREENDIDOS NO BRASIL

2003
2004
2005
2006
2007
2008
0
0
120.212
310.320
322.601
496.663

Fonte: Conselho Nacional de Combate à Pirataria - Ministério da Justiça


Em 2010, as apreensões saltaram para 18 milhões e estima-se que ao fim deste ano os números serão ainda maiores. Entre os remédios falsificados estão vários oncológicos. Está aí mais um tipo de crime que só existe por que tem mercado. Conviver com o Sr. Câncer é muito ruim, mas, comprar remédio baratinho e falso só faz bem para os bandidos e mata na certa o doente. Haja paciência para esta falta de compreensão de alguns compatriotas sobreviventes do câncer! Deviam parar de ajudar os bandidos e de tentarem ser espertinhos! Xô para o câncer, para os remédios falsos e para quem compra essas porcarias!

Comigo tudo na mesma e sob controle!

Uma ótima noite!

Margareth