quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

1160º Dia

Olá Blogueir@s!

Agradeço o comentário da Pândega, na verdade não tenho tanta força assim, sou apenas uma sobrevivente na acepção da palavra. Você é muito gentil!

Marina, há muitas formas de ser voluntário na ABRAPAC. Todas as habilidades do voluntariado são bem vindas! Há voluntários que cuidam da parte assistencialista, por exemplo, ajudam na confecção e  doação de próteses para mastectomizadas, ensinam como adaptar um sutiã para receber uma prótese, ajudam no empréstimo de perucas; outros atualizam o banco de dados, dão orientação jurídica, organizam bazares, gerenciam projetos especiais, etc, etc. A ABRAPAC existe há 12 anos e já apoiou milhares de pacientes do câncer. Não obstante, nossa demanda cresceu, mas, o número de voluntários não acompanhou o crescimento. Além disso, o movimento mundial das ONGs ligadas à saúde mudou o foco, não basta ser assistencialista, é necessário que se encontrem mecanismos de pressão aos dirigentes de serviços de saúde públicos e privados no sentido de garantir o acesso aos pacientes do câncer ao tratamento adequado, o que é especialmente complicado, pois as novas tecnologias, em geral, são de altíssimo custo. Para isso, precisa-se voluntários qualificados para desenvolverem projetos que efetivamente contribuam para a melhoria das condições do tratamento do paciente de câncer. Não se trata de simplesmente criticar governos e planos de saúde, mas de construir estratégias eficientes para que a situação dos pacientes de fato mude. Buscando e difundindo informações e dialogando com todos os setores da sociedade.

Finalmente, o tempo passou e se a ABRAPAC se consolidou como uma ONG de relevantes serviços prestados à causa dos pacientes de câncer, tem pago o preço de sua longevidade, como o envelhecimento de seu voluntariado, agravado pelo fato de que muitos de nós, como eu por exemplo, estarmos em estágio de doença avançado e, portanto, com futuro incerto. Sem contar, os que ficaram pelo caminho.

Precisamos de mais braços, mentes e mãos para prosseguir com a Missão da ABRAPAC que é a de apoiar os pacientes de câncer. Em breve estaremos no facebook  e em nossa página vocês podem encontrar detalhes de nossa atuação.

Hoje, por exemplo,  Dinah, uma das mulheres mais extraordinárias que conheço, fundadora da ABRAPAC e remida do câncer de mama há mais de 20 anos; Wanda, uma pessoa inteligentíssima e preparadíssima e, que atua como voluntária sem felizmente nunca ter sido paciente e eu, assim como outras diretoras e voluntárias, passamos várias horas do nosso dia, apesar dos nossos múltiplos compromissos pessoais, familiares e profissionais, trabalhando no sentido de que a ABRAPAC sobreviva por muitas gerações até que os pacientes do câncer não precisem mais de apoio, porque ele terá se transformado em uma doença crônica como outra qualquer, como o diabetes ou a hipertensão. Enquanto esse dia não chega precisamos de mais voluntários.

Quem quiser nos conhecer, é só fazer uma visita e maiores detalhes estão no site: www.abrapac.org.br

Uma ótima noite!

Margareth

Nenhum comentário:

Postar um comentário