sexta-feira, 1 de junho de 2012

2078 e 2079º Dia


Dra. Mirna, Renan, Nelson e Juliana. Ontem antes da radiocirurgia. Ao fundo a máquina poderosa da Clínica São Vicente da Gávea, a máscara e a base boazinha.

Olá Blogueir@s!

Estou de volta! Sem dúvida com esta equipe maravilhosa e competentíssima é mais fácil acabar com filhote do Sr. Câncer no cérebro do que a Oi consertar o Velox! Sou muito grata à Dra Mirna Kasiarz, que deu um tiro certeiro no desgradável, ao físico Renan, que fez uma programação perfeita, ao Nelson e à Juliana no suporte e operação. Muito obrigada!

Ontem, fui à Botafogo pela manhã, onde a Dra. Mirna coordenou o exame de tomografia. Embora a base fosse idêntica à da Clínica São Vicente, ao aparafusar a máscara comigo dentro, o ajuste não era idêntico e me machucava. Porém, o suporte assassino não contava com a astúcia da Dra. Mirna, que marcou na máscara os pontos exatos onde o raio radiotivo iria passar e depois de um bota e tira a máscara, o laser conseguiu indicar o ponto perfeito. Com a mandíbula e a moleira momentaneamente amassadas, consegui fazer o exame com sucesso. O físico Renan foi rápido na programação e, à tarde, pude ir para a Gávea e deu tudo certo! Um tiro certeiro acabou com o enxerido filhote do desgradável Sr. Câncer! Menos um! Xô para ele!

Não senti nada, só um pouco tonta quando levantei da maca, mas passou em alguns minutos. Estou muito bem, tive um dia normal, apenas usando a cortisona para evitar edema e até a Lúcia, minha cabeleireira querida que é sobrevivente de um câncer no cérebro, controlado há anos por neurocirurgia e radioterapia, veio aqui em casa colar minha peruca.

Meri e Antonio me acompanharam, como sempre meus fiéis e amados escudeiros.

Os dois únicos senões: de manhã os óculos da Dra. Mirna engancharam na minha bolsa e eu os roubei sem querer. Há uma versão do físico Renan de que eu roubei os óculos da Dra. Mirna para obrigá-la a fazer a radiocirurgia ontem mesmo. Mas, sou inocente. Imagina se eu perdesse os óculos e ela fosse dar um tiro no escuro. Eu heimm... O outro senão, foi que o Antonio não entendeu que a radiocirurgia iria durar menos tempo, já que os exames de preparação indicaram um tumor muito menor do que aparecia no exame inicial e foi tomar um café interminável e me deixou esperando, apesar dos protestos da Meri. Dra. Mirna ligou pra eles e enquadrou-os e, finalmente, pude ir para casa. Apesar, do chá de cadeira, eu adoro os dois, que sempre me acompanham nas roubadas, me protegem e me acalentam. 

Foi tudo muito bom e pelo menos esse filhote vazou, graças à equipe da Radioterapia da São Vicente, sob a batuta da bela, fofa e competentíssima Dra. Mirna e à Meri, Antonio e Sonia que ficaram na retarguarda. Vivas para eles e xô para o câncer e minha gratidão imensurável.

Dormi bem e me acordei sem nada sentir. Infelizmente, minha alegria com o êxito da radiocirurgia teve que ser dividida com a profunda tristeza de saber, pela Solange Belchior, do falecimento de Sonia B. da Silva, companheira de Conselho da Saúde da AP1 do Rio de Janeiro. Não era amiga da Sônia, conheci-a recentemente quando tomei posse do conselho, mas, tínhamos muitas coisas em comum: um desejo por justiça social, o comprometimento com o controle social da saúde tão precária em nossa cidade, o serviço à UFRJ e a companhia no metrô depois das longas reuniões do conselho, de onde precisámos sair em comboio.

 Sônia, morreu com uma mágoa profunda, pois, foi destituída juntamente com toda a Comissão Executiva recentemente eleita no referido conselho, de forma esdrúxula e por filigranas burocráticas que forçaram a uma nova eleição. Como senão bastasse a violência da intervenção, alguém contactou a direção do Hospital Escola São Francisco de Assis, que dando ouvidos às fofocas de gente muito mal intencionada e sem caráter, pressionaram-na a não mais tentar se reconduzir na executiva. Muito emocionada, em nossa última reunião, ela denunciou o golpe. Não resistiu ao gesto covarde do canalha que conseguiu o que queria e da pressão infeliz da direção daquele hospital que não honrou as tradições da minha querida UFRJ. Perdemos todos!

Para mim fica o exemplo de Sonia e, por ela,  tentarei ser cada vez mais uma conselheira melhor para os meus conterrâneos. Sônia estará sempre presente com sua inspiração e seus algozes passarão como tudo de ruim acaba passando.

Depois com internet viva e passada por um processo super bem sucedido no uso de radiação sem nenhum arranhão, me deparo com a história da meninha que morreu queimada por uma sessão de radioterapia, evidentemente mal feita. É por essas e outras que o controle social sobre os estabelecimentos de saúde é necessário e, porisso, Sonia fará muita falta! Abaixo a notícia da tragédia:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/06/morre-menina-queimada-em-centro-radioterapico-na-tijuca-no-rio.html

Agradeço muito aos amigos do blog que torceram,  rezaram, escreveram montes de e-mails, aos quais responderei um a um, à Marina que deixou mensagem e aos muitos telefonemas. Sou muito grata por sua torcida, orações e solidariedade!

Uma ótima noite para todo mundo e até amanhã, se a Oi deixar!

Margareth

Um comentário:

  1. Que bom que deu tudo certo!! Mais uma vitória! Uma amiga minha conhecia a Sônia e me falou muito bem dela... Triste saber que ela se foi depois dessas manobras. Mas sei que ela estará bem representada, por te conhecer por aqui e por essa minha amiga. Muitos beijos! Fique bem!

    ResponderExcluir