quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1089º Dia


Minha professora Maria Yedda Leite Linhares 



Olá Blogueir@s!

Isabel, obrigada pelo comentário! Vou colocar o cateter dia 9.

E a menina do violino continua em ação. Acordei fui passear com o fabuloso Max, depois para a consulta de rotina com o cardiologista, a fisioterapia com a Nayana, o cabeleiro e o almoço. Quando voltei para casa, por volta das 13 horas, minha secretária eletrônica estava cheia de mensagens dando conta do falecimento da minha professora Maria Yedda.

Maria Yedda foi muito importante na minha formação, fiz diversas disciplinas com ela durante o meu Mestrado na UFRJ nos anos 1980 e pude conviver com ela, enquanto a sua saúde permitiu, nos eventos acadêmicos e nos papos em Copacabana. Aí em baixo tem um link de uma das suas mais longas entrevistas, para quem não a conheceu. Que minha mestra descanse em paz!
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1946/1085

No mais, tudo sob controle! Meu braço desinchando e sem nenhum piriri!

Uma ótima tarde!

Margareth

terça-feira, 29 de novembro de 2011

1088º Dia

Olá Blogueir@s!

Edelvira, obrigada pelo seu comentário! Você não precisa mais de cateter, o Herceptin desarmou o HER2 em você! Tenho certeza!

Hoje foi um dia daqueles: tive um piriri de manhã e minha mão onde foi feita a Quimio inchou. Apesar dos pesares, fui à ABRAPAC resolver uns assuntos do meu trabalho de voluntária depois, com o apoio da super e incansável Meri, à consulta com o cirurgião e, em seguida, à AMIL para a autorização da colocação do cateter, que foi marcada pelo Dr. José Ricardo para a semana que vem. Assim, quando fizer a nova quimio dia 12, já estarei com o cateter.

Estou no bagaço, precisando descansar. Amanhã posto as novidades.

Uma boa noite!

Margareth

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PS

Olá Blogueir@s!

A Martha e a Isabela disseram que não conseguiram postar comentários. A única pessoa que conseguiu foi a Pat, como ela foi a única que se inscreveu como seguidora, só pode ser por esse motivo.

Então são todos bem vindos a se registrarem como seguidores do blog e postar seus comentários, que sempre trazem outras experiências e ajudam a mim e outros leitores.

Uma ótima noite!

Margareth

1087º Dia

Charge sobre a vitória de Pirro


Olá Blogueir@s!

Hoje comecei o dia na Clínica Cetho, onde fui tomar mais uma dose de Dona Quimioterapia e tive uma vitória de Pirro. Pois, meus esforços com a bolinha fizeram-me ganhar, mas não levar. Minha veia foi pega de primeiro e tudo correu normalmente, não obstante, quando a Dona Quimio acabou, meu braço ficou ligeiramente vermelho. Foi o suficiente para as enfermeiras ficarem nervosas e convocarem a Dra. Fátima Gauí. Tanto fizeram que o resultado é que amanhã tenho uma consulta com um cirurgião vascular para colocar um tal de cateter. Mais uma chatice...

As enfermeiras ficam preocupadas porque o Nalvebine que uso é altamente tóxico para as veias e um desastre se ele escapar das mesmas. Seja lá como for, elas venceram. :(

Aborrecida da vida saltei uma estação antes e vim caminhando para casa. Mesmo com chuva, não há mau humor que resista à beleza da praia de Copacabana. Cheguei em casa revigorada e com o braço normalzinho. :)

Tudo culpa do insuportável e enxerido Sr. Câncer, que hoje aprontou mais uma levando um jovem atleta de 22 anos. Um absurdo!
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/11/28/bragantino-perde-o-zagueiro-gustavo-valezzi-de-22-anos-vitima-de-cancer.htm

Até amanhã!

Margareth

domingo, 27 de novembro de 2011

1086º Dia

Olá Blogueir@s!

Um domingo muito chato, com um tempo horroroso e dores moderadas. Vou ficar fazendo nada, exceto exercícios para as veias colaborarem com Dona Quimioterapia. A bolinha tem que ser macia pois o objetivo é fortalecer as veias e não aumentar os músculos.

Amanhã voltarei com as novidades!

Uma ótima semana para todo mundo!

Margareth

sábado, 26 de novembro de 2011

1085º Dia

O fabuloso Max de gravata depois da tosa.

Olá Blogueir@s!

Mais uma vez não consegui atualizar o blog pelo blig, então ficamos por aqui.

Ontem fiquei com aquelas dores chatas, mas, hoje me lembrei que não tomei o remédio receitado pela Dra. Fátima. Hoje as dores estão bem discretas e não vou me esquecer de tomar o medicamento no jantar.

Meu sábado com jeito de sábado, fazendo comprar e levando o Max para a tosa no Pet da Isabela, amiga aqui do blog. Na saída estava chovendo e pude trazer o fabuloso no colo sem me cansar. É pertinho, mas, mesmo assim achei o máximo! :)

Continuo me exercitando com as bolinhas: veias e pulmões não podem reclamar da falta de exercícios!

Uma ótima noite!

Margareth


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1084º Dia

Olá Blogueir@s!
O blig maluco voltou a funcionar. De qualquer forma,  este endereço parece ser mais confiável para o blog.

Estou passando um dia um pouco desconfortável com agulhadas e mais agulhadas. Saudades do aparelhinho mágico da minha fisioterapeuta Nayana. Pelo menos já descobri meu presente de Natal, vou comprar um portátil! :)

No mais, fiquei cuidando vida e ,entre uma atividade e outra, bolinhas para as veias e bolinhas para os pulmões. Duas chatices necessárias! :)

Hoje recebi dois e-mails de  amigas do blog, que generosamente dividiram suas experiências com algumas terapias alternativas. Agradeço muito e penso que se faz bem para algumas pessoas são muito válidas, desde que não se abandone o tratamento convencional e informe ao médico. De minha parte, das terapias alternativas, só uso a acupuntura e o shiatsu, para mim eficientíssimas no controle da dor e do estresse. De qualquer forma, agradeço muito a preocupação e o carinho.

Aí embaixo um link sobre a acupuntura e o câncer:
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=48&id=214&menu=4

Desejo a todo mundo um ótimo fim de semana e obrigada pelas visitas novo espaço!

Margareth


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1081, 1082 e 1083º Dias

Presente que ganhei da Dra. Fátima.


Olá Blogueir@s!

Bem vindos ao novo espaço! Não consigo atualizar o velho Viando a Página, no ar desde de dezembro de 2008 em http://blig.ig.com.br/meggmartins/ , então me mudei para cá.

É uma nova etapa, pois, agora convivo com a metástase. Felizmente, apesar dos pesares, existe vida após a metástase.

Na terça-feira passada, estive na festa de confraternização da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - RJ. Minha oncologista, Dra. Maria de Fátima Dias Gauí deixou o cargo de Presidente Regional, mas, continua na diretoria da nova gestão como Diretora Científica e de Comunicação Social. Dra. Fátima, além de trabalhar muito para me dar uma sobrevida com qualidade, ainda me fez uma emocionante homenagem na condição de paciente, me dando as flores lindas da foto acima, durante os seus agradecimentos. Fiquei comovida e imensamente agradecida. Afinal, é a Dra. Fátima quem merece todas as homenagens, por sua competência e humanidade que a fazem uma médica com M maiúsculo. Não existem palavras para expressar minha gratidão à Dra. Fátima.

A propósito o site da SBOC-RJ tem várias informações úteis aos pacientes, especialmente no que diz respeito aos estudos clínicos:  http://www.sboc-rj.org.br/estudosclinicos.html .

Antes da festa, estive na consulta com a Dra. Patrícia, minha reumatologista, que, junto com a Dra. Fátima, está avaliando reduzir minha medicação para a artrite porque a quimioterapia também trata esta doença, estou controlada e porque houve uma alteração na minha creatinina.

Ontem, estive na Fisio Qualità, minha fisioterapeuta, Nayana, além de me colocar na maquininha mágica que controla as dores neuropáticas, também começou uma fisioterapia respiratória. Tenho que brincar com o Respiron e levantar umas bolinhas. Ah, as bolinhas... exercício para as veias, exercício para os pulmões...

Hoje, fiquei trabalhando em casa, mas, não escapei do supermercado e do passeio com o fabuloso Max. Recebi por e-mail o resultado histoquímico da reavaliação do material da biópsia do mês passado. Nada mudou. Continuo completamente negativa para receptores hormonais e completamente sobreexposta ao HER2. Esse gene maluco que não para de me infernizar.

Sejam bem vindos ao novo blog e espero que desta vez funcione!

Uma ótima noite e obrigada pelos e-mails!

Margareth


terça-feira, 22 de novembro de 2011

1079 e 1080º Dia - Publicado em 21/11/2011

1079 e 1080º Dia

Olá Blogueir@s!
Ontem não consegui acessar o blog, mas, também não houve novidades.
Hoje estive na consulta com a Dra. Maria de Fátima Dias Gauí, que me examinou e concluiu que eu estou respondendo bem à nova duplinha (Nalvebine e Hercptin). O vermelho das costas desapareceu, assim como os nódulos e linfonodos antes palpáveis. Em seguida, recebi a terceira dose da nova duplinha. Dra. Fátima receitou um medicamento para minhas agulhadas, para ser tomado duas vezes ao dia. Tomei um comprimido na hora do almoço e a intensidade das dores neuropáticas foi reduzida.
Meu exame de sangue estava bom, só com Dona Anemia esperada. Além disso, deu um ligeiro aumento da creatinina, Dra. Fátima sugeriu que um dos medicamentos para artrite seja retirado. Amanhã vou conversar com a reumatologista.
Uma ótima semana para todo mundo e até quando o blig deixar!
Margareth

sábado, 19 de novembro de 2011

1078º Dia - Publicado em 19/11/2011

19/11/2011 - 18:35
1078º Dia
Olá Blogueir@s!

Por aqui tudo sob controle. Agulhadas moderadas e vida que segue.

Tem gente que adora falar mal do Brasil. Mas, vejam esse caso na Inglaterra. A moça com câncer de mama avançado, só porque estava em cuidados paliativos a médica mandou que ela trata-se de morrer logo. Felizmente, ela procurou outro médico, está tomando Xeloda e vai casar. No Brasil, isso não aconteceria. Até 0 SUS dá Xeloda! Como diria o velho Chacrinha, “o programa só acaba quando termina”.

No link abaixo, a história da noiva em cuidados paliativos:

http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI279859-17582,00-DECIDI+CASAR+DEPOIS+DE+RECEBER+UMA+SENTENCA+DE+MORTE+DOS+MEDICOS.html

Uma ótima noite!

Margareth

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

1077º Dia publicada no blig em 18/11/2011

18/11/2011 - 13:43

1077º Dia

Olá Blogueir@s!
Hoje eu fui à fisioterapia e a Nayana Rocha me colocou na maquininha mágica de dar choques e estou bem confortável agora. Também por prescrição da Nayana, comprei um aparelhinho de fazer exercícios respiratórios, semana que vem ela vai me ensinar como usá-lo.
Acabo de ler no New York Times que o FDA revogou a autorização do uso do Avastin para câncer de mama, mas, manteve a indicação para os cânceres de cólon, rim, pulmão e cérebro. A notícia deixou apavoradas várias pacientes norte-americanas do câncer de mama metástico porque atribuem ao medicamento a sua sobrevida. Na Europa a indicação continua mantida.  Que coisa mais complicada! Abaixo a notícia e informações sobre o Avastin:
Um ótimo fim de semana!
Margareth
Autor: meggmartins@ig.com.br - Categoria(s): Sem categoria

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

1075 e 1076º Dia - Publicado no blig em 17/11/2011

17/11/2011 - 08:26

1075 e 1076º Dia

Olá Blogueir@s!
Não consegui atualizar o blog ontem porque ele estava fora do ar. Ontem foi um dia esquisito, deve ter sido por causa da lagartixa que entrou no meu quarto e detesto este bicho. Tinha passado uma noite meia bomba, com medo da lagartixa e com as pontadas de efeito da quimio. Pela manhã, a mãe da minha fisioterapeuta me liga para desmarcar minha consulta. Um destes cretinos,que sabe-se lá porque tem habilitação, provocou um acidente que acabou com o carro da Nayana. Felizmente, os danos foram só materiais e minha fisioterapeuta está bem e, infelizmente,  a pé.
Pat, recebi seu comentário. Muito obrigada. Li a bula, mas, não vi nada sobre dores neuropáticas por efeito adverso de Quimioterapia. Normalmente, nestes casos o indicado é fisioterapia, acupuntura e exercícios físicos. De qualquer forma perguntarei à Dra. Fátima na próxima consulta.
Estou morrendo de fome porque vou fazer exame de sangue e esperando dar 10 horas para ir ao laboratório e fugir dos velhinhos que madrugam na porta.
Um ótimo dia para todo mundo!
Margareth
PS: A CAMPANHA DO HERCEPTIN ESTÁ UM SUCESSO. OBRIGADA!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

1074º Dia - publicado no blig em 15/11/2011

1074º Dia

Olá Blogueir@s!
Dona Neuropatia, minha nova e indesejável companheira. É assim que se chamam as agulhadas que venho sentindo nas últimas semanas. UMA CHATICE! Ainda bem que amanhã tem maquininha mágica na Fisio Qualità! Minha fisioterapeuta Nayana Rocha, vai contra-atacar e mandar choques elétricos em cima daquela  chata. TUDO CULPA DO MAIS CHATO DE TODOS OS CHATOS: o desagradável e enxerido Sr. Câncer! XÔ CÂNCER!
Apesar dos chatos e do tempo feio, o passeio com o Fabuloso foi divertidíssimo e agora ele está na janela inspecionando a rua e eu vou voltar para o meu livrinho, que está uma delícia de leitura.
Para quem quiser saber mais sobre a mais nova chata que me perturba, os links abaixo:
Um ótimo fim de feriado e VIVA A REPÚBLICA!
Margareth

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

1073º Dia - publicado no blig em 14/11/2011


1073º Dia

Olá Blogueir@s!
Jocélia, obrigada pela força! Ainda não estou a todo vapor, mas, quase! Isabela, bom feriado para você também!
Ontem eu estava tão incomodada com as pontadas chatas que assolam a base do meu tórax, que resolvi passar Reparil. E não é que deu certo? Não vou dizer que passou, mas, melhorou muito. Quando começam as pontadas passo quilos de Reparil e a coisa melhora. Vai entender…
Gostei da ANVISA, proibiu alimentos com Aloé Vera, essa enganação que atinge muitos pacientes oncológicos! VALEU ANVISA! :)
Um bom feriado para todo mundo! Viva a República!
Margareth