sábado, 31 de março de 2012

2018º Dia

Olá Blogueir@s!

Sábado com cara de sábado, boa companhia, comidinhas, filminho, comprinhas. Evidentemente, tinha uma chatice: exame de sangue no Sergio Franco... Fazer o que?

Estou bem, de quando em vez uma pontadinha na base do pulmão, mas, nem de longe a dor de semanas atrás.

Muito bom artigo sobre Câncer X Aspirina!

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2012/03/30/ainda-e-cedo-para-usar-aspirina-contra-o-cancer-dizem-especialistas.jhtm

Uma ótima noite!

Margareth

sexta-feira, 30 de março de 2012

2017º

Olá Blogueir@s!

Hoje passei o dia todo trabalhando para a ABRAPAC em visita a unidade hospitalar. Foi cansativo, mas, produtivo. Aprendi muito, me cansei igualmente, mas, fiquei gratificada com a sensação da missão cumprida. Afinal de contas, lá na ABRAPAC (http://www.abrapac.org.br/)  todos os seus voluntários, sem exceção, estão comprometidos no apoio aos pacientes em geral e do câncer em particular. Quem quiser se juntar à nós, é muito bem vindo. O voluntariado é sempre uma experiência enriquecedora e que deixa os problemas individuais mais leves. Sugiro uma reflexão sobre isso. Vale a pena!

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/vacancies/voluntary-service/

No mais, tirando a exaustão, tudo sob controle.

Um ótimo fim de semana!

Margareth

quinta-feira, 29 de março de 2012

2016º Dia

Olá Blogueir@s!

Dia de muito trabalho na Universidade. Reunião em cima de reunião. Depois fui fazer acupuntura e reike com o Helinho porque estava com uma dorzinha que já foi embora.

Cheguei em casa há pouco e ainda tenho que me preparar estudando para o trabalho de amanhã representando a ABRAPAC no Conselho de Saúde, mas, antes tenho que brincar com o fabuloso Max, que está exigindo com razão minha atenção depois de eu estar desde às 8:30 da manhã fora de casa.

Muito importante a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que acabou com a farra dos capitalistas selvagens que queriam patentear genes do câncer de mama! Sem dúvida a ganância é pior que o câncer! Ô RAÇA!

http://www.conjur.com.br/2012-mar-28/suprema-corte-eua-decide-genes-humanos-nao-podem-patenteados

Tenho que correr!

Uma ótima noite!

Margareth

quarta-feira, 28 de março de 2012

2215º Dia

Olá Blogueir@s!

Agradeço à Marina e à Iza pelos comentários. Medo da metástase eu também tenho e de morrer então nem se fale! Eu estava me referindo, no post de ontem, ao medo paralisante que acaba inviabilizando uma sobrevida com qualidade.

Eu acho que o artigo abaixo resume bem os sentimentos negativos de sobreviver com uma doença estigmatizada: https://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/851/1028 . XÔ MEDO PARALISANTE E VIVA A ESPERANÇA!

Por aqui, tudo sob controle, fiz fisioterapia oncológica, Nayana Rocha me achou sequinha, apesar da super dosagem de corticóides para aguentar o tranco da nova duplinha (Herceptin+Taxol), meu braço está normalzinho e sem dores. No mais, foi tocando a vida, trabalhando e fazendo umas comprinhas básicas porque ninguém é de ferro.

Uma ótima noite!

Margareth

PS: também fui ao cabeleireiro lavar e esovar  meus cabelos novos colados. ETA SENSAÇÃO BOA DE NORMALIDADE!

terça-feira, 27 de março de 2012

1214º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje encontrei com Dona Quimioterapia. Aquela leseira característica do anti-alérgico. Mas, por enquanto só um pouco vermelha.

Dra. Maria de Fátima Dias Gauí voltou novidadeira do Congresso de Viena - o de câncer de mama, não aquele que meus colegas historiadores gostam - e está pensando em agregar mais um quimioterápico à duplinha Herceptin-Taxol. Se o trio se concretizar vocês saberão em primeira mão.

Depois de trabalhar um pouquinho no computador como voluntária da ABRAPAC (VENHAM NOS CONHECER: www.abrapac.org.br !), vou descansar carregando pedras, lendo um trabalho para examinar em uma banca. Pelo menos vai ser deitada em breço explêndido! :)

Não há porque ter medo paralisante da metástase. Muitas das leitoras do blog sabem muito bem, que é possível viver bem com a doença avançada. Por isso, faço um pedido, não façam como uma amiga minha, que indecisa e depressiva adiou com péssimas consequências os tratamentos duros, mas, indispensáveis para uma sobrevida melhor.  Não deem mole para o Sr. Câncer, corram na frente, porque ele quer nos pegar. Não recusem o tratamento, não fumem, não bebam, cuidem do peso (COISA DIFÍCIL), procurem ser produtivas, façam exercícios físicos sempre que possível e lembrem-se o inimigo é o câncer e não seus tratamentos! Não cometam o erro de recusarem o tratamento. Minha amiga se arrependeu, mas agora é tarde e tenho notícia de duas outras pessoas que estão indo pelo mesmo caminho perigoso. Uma pena! A vida é um bem precioso, não se devia jogá-la fora com tanta sem cerimônia.

O link abaixo, é uma simples constatação de um fato: a doença é grave e muitas vezes, infelizmente, mortal. Mas, lembrem-se, tem gente que morre de gripe. XÔ CÂNCER!
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=7&cid=113073

Uma ótima noite!

 Margareth

segunda-feira, 26 de março de 2012

1213º Dia

Olá Blogueir@s!

A menina do violino esteve em ação. Estou fazendo o máximo que posso, pois, tenho encontro com Dona Quimioterapia amanhã e vou ficar chumbada.  A dor tomou doril! :)

Marina, obrigada pelo seu comentário! Mas, o nome disso é mesmo preconceito. Eu tento fazer a minha parte...

No link abaixo, um artigo que nos ajuda entender esta mazela:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692001000500010&lng=pt&nrm=iso

Vou voltar para as minhas trocentas tarefas!

Uma ótima noite!

Margareth

domingo, 25 de março de 2012

1212º Dia

Olá Blogueir@s!

Muita gente tem reclamado de várias coisas sobre o funcionamento deste blog: não conseguem registrar-se como seguidores, quem está registrado às vezes some e não conseguem postar comentários. Tentei exaustivamente descobrir o  porque e não consegui. Então o jeito é nossa comunicação mesmo por e-mail, como a maioria faz. Tenho a impressão que esses blogs gratuitos são todos precários. Só espero que este não pife como o antigo. Se pifar, mudamos de novo! O mais importante é o carinho de vocês! Muito obrigada!

Hoje está tudo sob controle, estou com uma dorzinha muito discreta, espero que Dona Qumioterapia da semana dê conta dela. No mais tudo tranquilo e meus cabelos novos continuam coladinhos na cabeça! Adorei acordar cabeluda e entrar no chuveiro e lavar os cabelos depois do passeio no calçadão! Se tivesse feito isto na primeira quimio encarecante, em 2009, não teria sofrido tanto. Definitivamente, aprendizado é tudo! :)

Falando em calçadão, estava desfrutando do dia bonito, muito bem acompanhada do fabuloso Max, quando me aparecem uns amigos. Uma delas me faz a seguinte pergunta: mas, o que você fez para ter metástase?

Posso???? Com sorriso gentil e voz mansa, sugeri que ela perguntasse para os meus genes. Será que teremos que esperar 2020, quando espera-se a terrível pesrpectiva do câncer de mama se tornar epidêmico, para que as pessoas se informem mais sobre o tema e falarem menos bobagens?

No link abaixo, subsídios para quem precisar responder perguntas constrangedoras:

http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v31n5/v31n5a01.pdf

Uma ótima semana para todo mundo!

Margareth

sábado, 24 de março de 2012

1211º Dia

Olá Blogueir@s!

Por aqui tudo sob controle. SEM DORES!!!!! OBAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! Apenas um pouco cansada.

Na palestra que assisti ontem falou-se em preveção do câncer de mama. Concordo com a Dinah Schumer quando fica cabreira com esse assunto, como ela, prefiro o investimento em detecção precoce. De qualquer forma, um dos fatores de risco é a obesidade. Então algumas informações:

http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/obesidade-e-sobrepeso-estao-associados-ao-cancer-de-mama

Uma ótima noite!

Margareth

sexta-feira, 23 de março de 2012

1212º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje tive um dia atípico. Para começar não senti nenhuma dor na base do meu pulmão esquerdo. São tantas semanas convivendo com a tal dor, que a sensação de alívio é indescritível.

Entre as trocentas coisas que fiz hoje, fui colocar uma prótese de cabelos que fica colada na cabeça. Além do medo de morrer, ficar careca, para mim, é a pior parte do câncer. Quem me acompanha desde o começo, sabe, que quando fiz a primeira quimio encarecante, comprei duas perucas parecidas com meus cabelos escovados de então  e só ficava careca no banho e na hora de dormir. Depois meu cabelo nasceu, mas, ficou ralo e ralo do jeito que estava com mais uma sessão de Dona Qumioterapia iria para o ralo. (Cruzes, ficou um trocadilho horrível... Sorry...). Disposta a não passar por isso de novo, mudei a tática. Careca nunca mais!

Estou com um cabelo perfeito, posso dormir, lavar, mergulhar, vida quase normal. Há cada quinze dias tenho que ir refazer a cola e vida que segue. Então, Dona Quimioterapia, desta vez você não me pega. Xô carequice!  A empresa que eu usei foi a do link abaixo. Valeu Nayana, minha fisioterapeuta oncológica, pela indicação!

http://www.topsolutionbrasil.com/

Agora à noite, Dinah Schumer e eu fomos à cerimônia de posse do Dr. Maurício Magalhães Costa, que é o novo presidente da Federação Latino-americana de Mastologia - FLAM ( http://flamsite.com/ ). Estou torcendo muito para o competente e empreendedor Dr. Maurício, porque a coisa está muito feia para  os pacientes do câncer de mama latino-americanos.

Na cerimônia de posse, ouvimos a palestra do Dr. Eduardo Cazap, presidente União Internacional Contra o Câncer - UICC ( http://www.uicc.org/ ), que demonstrou cabalmente a curva ascendente da incidência e mortalidade de câncer de mama na Latino América, no contexto de necessidade de políticas públicas urgentes e de regulação internacional sobre o tema, já que a doença tende a se tornar epidêmica no continente em 2020. UFA!

Realmente, o câncer de mama exige um super esforço de todos: as organizações não governamentais, os governos, as instituições internacionais, as universidades, os empresários e nós os pacientes.

A alegria da noite foi encontrar o meu mastologista, Dr. Abrahão Gandelman, fora do centro cirúrgico. Dr. Abrahão é um dos responsáveis, da minha sobrevida, apesar dos tropeços, com qualidade.

Uma ótima noite para todo mundo e um grande Xô para o Câncer!

Margareth

quinta-feira, 22 de março de 2012

1211º Dia

Olá Blogueir@s!

Uma quinta-feira de dor nenhuma! Acho que a Dona Quimioterapia deu uma cacetada no tumor da base do meu pulmão esquerdo. Até voltei a fazer acupuntura com o Helinho Balzana, mas, cheguei lá sem dores!

Estou cansada, mas, trabalhei na universidade também. Mas, sem dores, é tudo de bom! :)

Falando em tudo de bom, muito simpática a atitude do marido do link abaixo em sua campanha para arrecadar fundos para o tratamento do câncer de mama. Com aquela barriga é muita coragem!

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2012/03/22/usando-apenas-saia-homem-tira-fotos-em-varios-lugares-por-causa-nobre-437169.asp

Uma ótima noite!

Margareth

quarta-feira, 21 de março de 2012

1210º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje acordei com dores nas costas, imagino porque ontem fiquei horas sentada. A maquininha mágica da minha fisioterapeuta oncológica deu uma boa aliviada.

À tarde fui cuidar de não ficar careca pela segunda vez. Quem me acompanha desde o começo, sabe que quando, em 2009, fiz minha primeira quimioterapia encarecante, antes que os meus cabelos caíssem comprei duas perucas semelhantes aos meus cabelos escovados na Fizpan. Quando os cabelos caíram lá estava eu devidamente emperucada. Desta vez, os meus cabelos já estão mais ralos e depois da  terceira dose do Taxol devem sofrer queda acentuada. Disposta a não ficar careca de novo, coisa que eu acho pior que a mutilação que tive na mastectomia, que agora nem tenho mais por conta da reconstrução. Fui visitar uma empresa que usa perucas coladas, assim acordarei com cabelos, poderei mergulhar e fazer o que quiser, sem aquele papo chato de bota e tira peruca. Na sexta-feira vou substituir os meus cabelos por outros  cabelos meus, que como dizia uma ex-amiga minha, também serão meus porque os terei comprado.

Uma ótima noite!

Margareth

terça-feira, 20 de março de 2012

1209º Dia

Olá Blogueir@s!

O preparo deu certo: sobrevivi ao desafio japonês. Desta vez fiquei muito mais sonolenta, mas, agora já estou legal. Felizmente, tenho uns amigos maravilhosos e hoje foi a vez do Almir me buscar, semana que vem o rodízio para Dona Meg & Dona Quimio continua. Viva meus amigos maravilhosos!

No link abaixo vocês encontram mais detalhes sobre a 8th European Breast Cancer Conference, da qual minha querida oncologista está participando, Dra. Maria de Fátima Dias Gauí.

http://www.ecco-org.eu/ecco_content/EBCC8_AdvanceProgramme07062011rev/index.html#/42/

Vou cuidar da vida porque trabalho acumulado não me falta!

Uma ótima tarde-noite!

Margareth

segunda-feira, 19 de março de 2012

1208º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje tive um dia mais próximo do normal. Estou com dores moderadas e tomando os medicamentos para o preparo para o meu próximo encontro com Dona Quimioterapia. Aliás, a super doutoura Fátima ligou para me mandar acrescentar mais um anti-alérgico ao coquetel e me dar os telefones dos médicos que estarão à disposição, enquanto ela estará na 8ª Conferência Européia do Câncer de Mama ( http://www.ecco-org.eu/Conferences/Conferences/EBCC.aspx ),  em Viena. Que a Dra. Fátima faça uma ótima viagem e volte cheia de boas novidades para nós!


No mais, trabalhei um pouco na ABRAPAC (www.abrapac.org.br), fiz compras de coisas que possa tolerar comer, caso dê algum xabu amanhã e agora vou tentar relaxar.

Uma ótima noite!

Margareth

domingo, 18 de março de 2012

1207º Dia

Olá Blogueir@s!

Realmente, tomar diporona injetável só nas emergências. Não encontrei sequer para comprar nas farmácias do bairro. Então fui ao Copa D'Or e a emergência estava lotada. Como tem uma UPA em frente a minha casa, decidi ir até lá. Foi a melhor coisa que eu fiz, fui atendida em 13 minutos e tomei a dipirona venosa.

Passei o dia muito indisposta. Meu estômago cobrou o preço de semanas de analgésicos e anti-inflamatórios. Agora à noite estou melhor e consegui driblar a inapetência com refeições frugais.

Amanhã estarei trabalhando na ABRAPAC e aguardando a visita da Marina amiga do blog!

Uma ótima semana para todo mundo!

Margareth

sábado, 17 de março de 2012

1206º Dia

Olá Blogueir@s!

Seguindo os conselhos da minha fisioterapeuta oncológica, Nayana Rocha, depois do passeio com o fabuloso Max, passei o dia descansando. As dores dos últimos dois dias comprometeram o meu sono. Dormi bastante e fiquei mais restaurada.

Pois, a gente fazum esforço para manter a vida normal, mas, o preconceito insiste em mostrar sua força. Que horror! Por essa e por outras que sou defensora ardente do ensino laico, público e gratuito!

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/03/16/com-cancer-professor-demitido-da-casper-se-diz-magoado-com-decisao-da-faculdade.htm

Uma ótima noite!

Margareth

sexta-feira, 16 de março de 2012

1205º Dia

Olá Blogueir@s!

Chato, chato, chato é o Sr. Câncer e o seu entorno!

Minha dor na base do pulmão hoje está de lascar. Nem o chocão da maquininha mágica da super Nayana Rocha deu jeito. Decidida a melhorar a vida, peguei minha receita de SOS que a Dra. Fátima me deixou e fui faceira tomar uma simples injeção de dipirona. Não consegui! As farmácias só podem aplicar injenções com receita médica, eu tinha, mas não foi suficiente. A regra NÃO vale para dipirona e nem para bezatacil. QUAL FOI O BURROCRATA QUE INVENTOU ESSA LEI, COM ESTAS EXCEÇÕES??????!!! QUERO TRUCIDÁ-LO!!!!VOU PROCURAR O LIVRO DE PRAGAS DO EGITO ANTIGO E VOU DIZÊ-LAS TODAS PARA O INFELIZ!!!!! SE EU TENHO A RECEITA POR QUE NÃO POSSO TOMAR A MEDICAÇÃO ONDE EU QUERO?????

Tenho duas alternativas ir tomar a dipirona no Copa D'Or ou no São Lucas ou na UPA. Como já antevejo as filas, vou continuar com dor, ao menos não tomarei chuva, nem me arriscarei a pegar influenza ou conjuntivite na fila da emergência! :(


Um grande XÔ para o Câncer e os BURROCRATAS DA SAÚDE!!!!


Apesar de tudo, espero que todos tenham um ótimo fim de semana!

Margareth

quinta-feira, 15 de março de 2012

1204º Dia

Olá Blogueir@s!

Trabalhei muito hoje com meu grupo de pesquisa da UFRJ e na reunião do Conselho Distrital de Saúde onde estou representante da ABRAPAC, Cheguei em casa depois das 20 horas, ainda tive que ir ao supermercado, cuidar do Max e jantar. Estou no bagaço e com um pouco de dor. UFA!

Uma ótima noite para todos, amanhã tentarei escrever um post melhorzinho! :)

Margareth

quarta-feira, 14 de março de 2012

1203º Dia

Olá Blogueir@s!

Depois do susto de ontem, o dia correu sem maiores dificuldades. A velha dor na base do pulmão, que aliviou um pouquinho com o uso do aparalhinho mágico da Nayana Rocha na Fisio Qualità, além da dor, uma certa esquisitice não bem definida me acompanha, muita sede, prisão de ventre e vermelhidão.

Descobri que o desconforto que senti ontem é bastante comum na primeira dose. Espero que com um preparado mais prolongado as coisas melhorem para o meu lado. Li diversos sites nos quais os pacientes descrevem os efeitos adversos, quase todos falam em beber muita água. Os efeitos adversos mais comuns são dores musculares, abdominais, nos ossos e de cabeça; fadiga ou fraqueza; e falta de ar. No link abaixo, o melhor que achei para lidar com os efeitos adversos e no link seguinte a bula do Taxol:

https://www.navigatingcancer.com/chemotherapy_treatments/paclitaxel-trastuzumab-breast
http://www.bulas.med.br/bula/4631/taxol.htm

Uma ótima noite para todos!

Margareth

terça-feira, 13 de março de 2012

1202º DIa

Olá Blogueir@s!

Eu imaginava que meu dia fosse agitado, não obstante, mais uma vez a realidade superou a minha imaginação. :)

Já havia acordado meio chumbada, com  meu estômago sofrendo com o montão de analgésicos da véspera. Passeei com o fabuloso Max pela honra da tropa e depois, liguei para a minha oncologista, para pedir receitas de analgésicos injetáveis porque se precisasse novamente o valente estômago já tinha dado o que podia. Dra. Maria de Fátima Dias Gauí me disse que podia pegar as  receitas, mas, também antecipou que a AMIL deveria dar hoje a resposta para a nova quimio. Não deu outra, alguns minutos depois, sua secretária me ligou para ir à tarde começar a nova duplinha. Agora estou fazendo uso de Taxol + Herceptin.

Estava indo tudo muito bem, até que a enfermeira me deu um antialérgico que me deixou literalmente bêbada e depois quando já estava tomando o novo quimioterápico, me deu um tremendo revertério. Fiquei com um desconforto na garganta, a impressão de ouvido tapado e toda vermelha. O remédio foi suspenso e me deram mais um tantão de cortisona venosa. Melhorei e o Taxol foi reintroduzido, mas, como a reação alérgica começou a voltar. Dra Fátima mandou suspender. Recuperada da "bebedeira" e do susto voltei sã e salva para casa.

A estratégia foi a seguinte, começar com  uma dose menor para que meu organismo aumente a tolerância ao fármaco. Semana que vem tudo de novo, menos o Herceptin, só que vou começar a tomar antialérgico em casa dias antes, como fiz quando usei a vermelha e a outra branca em 2009.

Então, vida que segue e agora tudo está sob controle!

Preciso me acostumar com essa terceira duplinha até que o Pertuzumab baixe por aqui. Se depender de mim, estou dentro!

Uma ótima noite!

Margareth

segunda-feira, 12 de março de 2012

1201º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje acordei com um dor considerável. Tomei um monte de analgésicos e fui ao trabalho. Não prestou, estava um calor senegalês e minha pressão caiu. Fiz o que tinha que fazer e voltei para casa me arrastando. Uma coca-cola geladinha, um arzinho condionado e o almoço, me deixaram nova em folha. Ao menos a dor diminuiu muitooo! :)

Falando em dor, segue uma listinha de músicas sugeridas por uma musicoterapeuta para o alívio:
http://saude.ig.com.br/bemestar/conheca-a-trilha-sonora-para-aliviar-a-dor/n1597616783690.html

No mais, sem novidades.

Uma ótima noite!

Margareth

domingo, 11 de março de 2012

1200º Dia

Olá Blogueir@s!

Nossa! Já tem 1200 dias que estou em tratamento contra o câncer! Ô cara chato! Mesmo assim, que venham outros milhares de dias! :)

Meu domingo foi morno. Passeio no dia lindo, almoço, sonequinha, agora um filme! Tentando relaxar para a semana dureza que vem por aí e com dores um pouco mais intensas, mas, suportáveis.

Uma ótima semana para todo mundo!

Margareth

sábado, 10 de março de 2012

1190º Dia

Olá Blogueir@s!

Agradeço à Marina e à Nada Paciente pelos comentários. Realmente, Coca-cola é tudo de bom, tomara que a substituição do elemento da fórmula suspeito não mude o gosto. :)

Fiquei aborrecida com a notícia que chegou ontem que o câncer havia levado a jovem historiadora Amara Silva de Souza Rocha, embora não fosse sua amiga, lamentei muito a perda de uma mocinha tão simpática e talentosa. Conheci Amara nos anos 1990, quando ela, ainda estudante, colaborou na organização da Primeira Conferência Internacional de História de Empresas, idealizada pela minha saudosa professora e orientadora Maria Bárbara Levy, que também se foi por conta do desagradável Sr. Câncer. A influência da grande historiadora fez com que a Amara prosseguisse seus estudos e se tornasse Doutora em História. Recentemente, citei um dos seus trabalhos em um artigo que escrevi em co-autoria com meu grupo de pesquisa.

Como se a notícia por si só já não fosse triste, hoje conversando no Facebook sobre a Amara, uma amiga dela, historiadora, inteligente e culta me perguntou se sua morte havia sido por descuido. Impressionante, como há ainda tanto preconceito contra o câncer, tem gente que acha que se você teve é porque não se cuidou direito. Preciso urgentemente terminar aquele livro que estou escrevendo para os não pacientes do câncer. De fato, a detecção precoce é um diferencial na sobrevida, mas, às vezes não basta. Muitas vezes a agressividade do tipo do câncer é mais forte. As pessoas que sucumbiram ao câncer merecem respeito e não são perdedoras e nem as sobreviventes são vitoriosas. O câncer é uma doença individualizada e como eu sempre digo, tem gente que morre de gripe, tem gente que morre de câncer.

No link abaixo um belo artigo da Amara, uma verdadeira vitoriosa, porque teve uma vida cheia de realizações e o câncer apenas uma fatalidade. Que descanse em paz!
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/luzes-da-ribalta

Até amanhã!

Margareth

sexta-feira, 9 de março de 2012

1189º Dia

Olá Blogueir@s!

Tudo sob controle! Dores discretíssimas. O que já é muito bom.

Boa parte do meu dia foi dedicado ao trabalho voluntário na ABRAPAC (www.abrapac.org.br) , Dinah, Ana Maria, Andrea e eu andamos trabalhando no novo projeto que tem o patrocínio da American Cancer Society. O novo projeto chama-se Mama Alerta e é uma super ouvidoria que visa contribuir para a melhoria do atendimento do paciente do câncer de mama no Rio de Janeiro. Os primeiros detalhes estão no link projetos na página da ABRAPAC e em abril o projeto será oficialmente lançado.

No mais, fiquei feliz em saber que os refrigerantes reduziram substâncias que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer. Particularmente, adoro uma coca-cola!
http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5655614-EI1497,00-CocaCola+e+Pepsi+alteram+receita+para+evitar+o+rotulo+sobre+cancer.html

Um ótimo fim de semana para todo mundo!

Margareth

quinta-feira, 8 de março de 2012

1188º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje eu não quis saber do Sr. Câncer, foi até fácil porque as dores estavam maneiríssimas. Tratei de trabalhar na Universidade e em casa. Xô Câncer.

A Dra. Fátima Gauí já pediu uma nova duplinha para mim. Com a palavra a AMIL.

No Dia Internacional da Mulher a Câmara dos Deputados aprovou mais uma lei que deve facilitar a reconstrução da mama para mastectomizadas. Ainda falta, mas, é mais um passo. Reconstrução é fundamental! Eu fiz da mama esquerda, estava me preparando para fazer a simetria na direita, mas, o chatérrimo veio me atrapalhar... XÔ CÂNCER de novo!
http://www.fatimanews.com.br/noticias/camara-aprova-exigir-cirurgia-de-reconstrucao-da-mama-pelo-sus_130898/

Uma ótima noite, parabéns às mulheres que só tem esse dia, enquanto os homens tem os outros 364 dias. XÔ DESIGUALDADE DE GÊNERO E OUTRAS MAIS!

Margareth

quarta-feira, 7 de março de 2012

1187º Dia

Olá Blogueir@s!

Hoje meu dia foi mais tranquilo.  A super Dra. Fátima me mandou um e-mail mandando eu ficar calma, que ela já está providenciando uma nova duplinha junto à AMIL. Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Já estou calma e sem piriri! :)


Na Fisio Qualità, a Nayana Rocha,mudou o módulo do seu aparelhinho mágico e com o tens "pulsante" estou até agora sem NENHUMA dor. VIVA MINHA SUPER FISIOTERAPEUTA ONCOLÓGICA!!!!!

Depois fui almoçar com a Dinah Schumer, diretora executiva da ABRAPAC para matar as saudades e trabalhar nos projetos da ABRAPAC (www.abrapac.org.br) , que aliás, continua precisando muito de voluntários. Só para vocês terem uma idéia, só em 2011, a nossa ONG doou 451 próteses e 261 sutiens para mastectomizadas e emprestou 147 perucas. Além do apoio para centenas de pacientes que nos procuram pessoalmente ou por telefone. Todos os que quiserem nos visitar e colaborar são bem vindos. No momento o que mais precisamos são de braços, mentes e corações de pessoas dispostas a apoiarem os pacientes do câncer. Nossos usuários, em sua maioria, são de baixa renda e precisam não só das nossas doações, mas, de apoio e orientação. O site da ABRAPAC será atualizado ainda esta semana,  aguardo a visita d@s amig@s do blog virtual e pessoalmente.

A Dra. Marta, amiga do blog e filha da minha queridíssima Judite, pediu para divulgar a convocação do Instituto do Câncer de São Paulo, abaixo:

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da rede pública  estadual, está recrutando voluntários para atuar na unidade, auxiliando e ajudando os pacientes oncológicos. Os candidatos passam por entrevista, treinamento e devem dispor de, pelo menos, seis horas por semana para o trabalho.
Os voluntários do Icesp atuam junto a uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, enfermeiros psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e médicos, dedicando parte de seu tempo às necessidades momentâneas de pacientes oncológicos do SUS e seus acompanhantes.
Interessados em participar devem entrar em contato com a Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas pelo e-mail voluntarias.avohc@hcnet.usp.br ou pelo telefone 11 2661 6342. A associação está localizada no Prédio da Administração do Hospital das Clínicas da FMUSP, à Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 -  Térreo. O Icesp fica na avenida Dr. Arnaldo, 251, Cerqueira César, próximo à estação Clínicas do metrô

Uma ótima noite!

Margareth

terça-feira, 6 de março de 2012

1186º Dia

Olá Blogueir@s!

Acordei com piriri. Não sei se é uma virose que está atacando a vizinhança ou se de nervoso mesmo. Mesmo assim, fui à consulta com a Dra. Maria de Fátima Dias Gauí, que não gostou nada do que viu. Meu marcador tumoral, que nestes anos todos de convivência forçada com o desagradável Sr. Câncer sempre ficou em níveis baixos, subiu para 107, quando o normal é 30. O resultado da biópsia saiu e mais uma vez só o enxerido do HER2 está agindo na metástase. O ideal seria tomar um dos dois medicamentos da Roche, específicos para HER2, que ainda estão em teste pelo mundo e sem aprovação para o mercado em qualquer lugar. Sendo assim, a estratégia é substituir os fármacos,até que o Pertuzumabe ou o TM4 estejam acessíveis ao público, o que se espera acontecer em alguns meses.

Por conta do piriri,  das exigências do Plano de Saúde e da necessidade de reflexão da minha querida oncologista sobre meu caso, meu encontro com Dona Quimioterapia ficou adiado.

Obviamente, que não estou nada contente, mas, sei que ainda tenho outras possibilidades de quimioterapia e, assim, vida que segue o mais normal possível. Dra. Fátima vai entrar em contato quando tiver batido o martelo sobre qual quimioterapia usarei. Por enquanto, tenho que ficar boa do piriri. Portanto, para mim, bananas e água de coco. Mas, como ninguém é de ferro, vou pro cabeleireiro, a melhor terapia do mundo!

Quem quiser saber mais sobre marcadores tumorais é só clicar no link abaixo:

http://www.labhpardini.com.br/lab/imunologia/marctumr.htm

Uma ótima tarde-noite!

Margareth

segunda-feira, 5 de março de 2012

1185º Dia

Olá Blogueir@s!

O marcador tumoral ainda está pendente, imagino que logo mais à noite esteja disponível e Dona Biópsia ficou pronta, mas, só vou buscar amanhã, portanto, estou sem novidades. Amanhã vai ser um dia cheio, como hoje também foi. Estou com uma dor bem chatinha, vou jantar, tomar um senhor analgésico e ficar quieta. Já trabalhei muito hoje.

Uma ótima noite e até amanhã!

Margareth

domingo, 4 de março de 2012

1184º Dia

Olá Blogueir@s!

Por aqui tudo na mesma, com a dorzinha chata que me persegue, mas, felizmente, não me impede de fazer nada.

Saíram os resultados parciais do exame de sangue que fiz ontem. O Hemograma está semelhante ao da vez passada e, portanto, condições plenas para um novo ciclo com Dona Qumioterapia. A creatinina está normal. Só falta o marcador tumoral, que, pelo andar da carruagem, deve estar alterado.

Mais uma pesquisa que demonstra a eficácia da psico-oncologia no tratamento do câncer de mama. Ainda não fiz uso. Mas, sempre tenho à mão o telefone de uma profissional, que acionarei na hora que sentir os primeiros sintomas de abatimento.
http://intramed.uol.com.br/jornal.asp?a=ler&id=1967

Uma ótima semana para todo mundo!

Margareth

sábado, 3 de março de 2012

1183º Dia

Olá Blogueir@s!

Por aqui tudo sob controle, a dorzinha chata na base do pulmão está razoável, então vou continuar a fazer coisas de sábado. A única coisa fora da rotina de sábado de qualquer um, foi a ida ao Laboratório para coletar sangue para a avaliação de rotina para a próxima quimio.

Mais uma prova, que quando se trata de câncer, detecção precoce faz toda a diferença:


http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/exame-ginecologico-regular-leva-92-de-chances-de-cura-de-cancer.html

Vou me arrumar para continuar o sábado!

Uma ótima noite!

Margareth

sexta-feira, 2 de março de 2012

1182º Dia

Olá Blogueir@s!

Agradeço à Marina e à Iza! Fico feliz em saber que a Iza não faltou à radioterapia. É tão rapidinho, que o benefício de ir ao tratamento é muito maior que faltar por conta de um resfriado chato. Desejo suas melhoras!

De folga da Dona Quimioterapia e com a maquininha mágica da minha fisioterapeuta oncológica, Nayana  Rocha, passei um dia quase sem dores. O calor senegalês inchou um ponto do meu braço, mas, a drenagem e bolsa de gelo deram conta e o inchaço sumiu. No mais meus movimentos estão perfeitos, valeu a pena minha disciplina nos exercícios: 1 mastectomia com esvaziamento, 6 cirurgias no plastão e a reconstrução da mama com rotação do dorsal e coloco meu braço onde quiser. Às vezes fico metida com meus progressos .  :)

Comovente a história do casal Greene e seus filhos. Um dos filhos do casal controlou o câncer, o mesmo não aconteceu com a mãe, mas, seu viúvo transformou a experiência dos dois em um lindo gesto de amor:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120302_mae_cancer_livro_is.shtml

Um ótimo fim de semana!

Margareth


http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120302_mae_cancer_livro_is.shtml

quinta-feira, 1 de março de 2012

1181° Dia

Olá Blogueir@s!

O adiantado da hora foi fruto de um dia atribulado, que incluiu ajustes nos computadores e montanhas de telefones. Lembraram de mim hoje. :)

No mais tudo sob controle, dores moderadas como é de costume na semana de folga de Dona Quimioterapia.  Semana que vem começa tudo de novo e acho que com duplinha nova.

Uma ótima noite e até amanhã!

Margareth
PS: È importante o lembrente abaixo:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=193405